Mais de 60 cidades decretam situação de emergência em SC por causa da estiagem

Governo do Estado iniciou Operação Estiagem para dar suporte aos municípios

0
794

Na terça-feira (12), teve início a Operação Estiagem, para o enfrentamento dos efeitos da falta de chuva em Santa Catarina. A ação deve auxiliar mais de 60 municípios em situação de emergência por causa da seca. O Grupo de Ações Coordenadas (Grac) vai dar suporte ao Comitê de Recursos Hídricos, para avaliar e apontar a destinação de recursos e definir ações de combate. A primeira reunião ocorreu nesta quarta (13). Além das secretarias do governo, integram o grupo representantes da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan), Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Instituto do Meio Ambiente (IMA) e Defesa Civil.

Entre as ações estão a distribuição de água para as localidades afetadas com o fornecimento de reservatórios e apoio na elaboração de planos de trabalho para a utilização de caminhões-pipa. Pelo menos 14 cidades do Vale do Itajaí estão realizando ações de conscientização e algumas até adotando medidas mais severas, como rodízio de abastecimento e proibição do uso de água potável para lavar o carro, fazer a limpeza de muros e calçadas. É o caso de Brusque, em que a recomendação se transformou em decreto de situação de alerta para o abastecimento. A decisão foi divulgada na terça (12).

Atualmente o nível do Rio Itajaí-Mirim, que corta o centro da cidade, está com o nível de aproximadamente 70 centímetros. A situação é considerada grave e exige cautela. Em Indaial, para economizar água, os caminhões-pipa não vão mais molhar as ruas de terra a partir desta quarta. Em Gaspar, o abastecimento no bairro Bateias é interrompido durante a madrugada para permitir a chegada de água durante o dia, além de ser uma tentativa de aumentar o nível do reservatório.

O cenário em Apiúna é mais crítico no interior. Por isso, a prefeitura disponibilizou um caminhão-pipa para atender as comunidades. Tanto lá, quanto em Ascurra, Benedito Novo, Doutor Pedrinho, Botuverá, Guabiruba, Rio dos Cedros, Rodeio e Timbó, a recomendação para prevenir a falta de água é fazer o uso consciente. Também enfrenta problemas o município de Penha, no Litoral Norte. A Companhia Águas de Penha está fazendo rodízio de abastecimento entre os bairros.

Com informações G1

Artigo anteriorCaminhão que transportava carga de cerveja tomba em rodovia
Próximo artigoTodas as praças de Navegantes são interditadas para evitar aglomerações