Chuva prevista para junho não será suficiente para reverter estiagem em SC

Há previsões de chuvas nos primeiros quinze dias de junho

0
790

Frentes frias, mais umidade e chuvas em todas as regiões de Santa Catarina. São essas as previsões para a primeira quinzena de junho. Segundo a Epagri/Ciram, entre os dias 3 e 4 há previsão de chuva bem distribuída, assim como nos dias 9 e 12 de junho. Contudo, ainda não há previsão de uma reversão no quadro da estiagem, que acomete diversas regiões do Estado.

“Para julho e agosto, permanece uma previsão de chuva entre a média e abaixo da média climatológica, ocorrendo de forma mal distribuída e irregular”, afirma Marilene de Lima, meteorologista da Epagri/Ciram. As regiões mais afetadas pela estiagem nos últimos meses são o Litoral e o Vale do Itajaí. Em abril e maio, o percentual ficou com total de 20% e 40% da média climatológica do mês.

E nas regiões Oeste e Meio Oeste há maior elevação, com acumulados que ultrapassaram os 150mm em maio, alcançando a média histórica do mês. “Com a formação de uma nova frente fria que vai passar em Santa Catarina, virão chuvas mais significativas, com previsão de maiores acumulados, em valores que variam de 40mm a 60mm, podendo também ocorrer percentuais maiores”, observa Gilsânia Cruz, meteorologista da Epagri/Ciram.

Artigo anteriorIdoso de 75 anos tem perna atingida por makita enquanto cortava lenha
Próximo artigoAcidente entre duas motos deixa um homem morto em Itapema