Perfil do homem-pateta começa a fazer vítimas no Brasil

Casos estão sendo investigados em Santa Catarina e em Goiás

0
1386
O perfil do homem-pateta nas redes sociais, apontado como responsável por difundir mensagens de suicídio entre crianças, começou a fazer vítimas no Brasil. As primeiras denúncias foram repassadas à Polícia Civil, inclusive de Santa Catarina. Segundo a desembargadora de Santa Catarina, Rosane Portella Wolff, há uma dificuldade na identificação dos responsáveis: “É algo que desaparece em determinados momentos, se criam outros perfis e assim sucessivamente.”
Segundo a Polícia Civil, o homem identificado como Jonathan Galindo aparece maquiado como o personagem infantil da Disney, atrai a atenção dos pequenos e, por meio das redes sociais, entra em contato com eles e faz ameaças. As crianças caem nessas armadilhas virtuais e são induzidas a participar de desafios com o objetivo de machucá-las.

Em uma das postagens, o homem pede que as crianças coloquem sabão em pó nos olhos para que eles fiquem azuis. Em outra, incentiva o vício em cigarros.  Nas redes sociais, mães postaram mensagens que os filhos viram o vídeo do homem-pateta. Uma delas escreveu que foi surpreendida pela pergunta do filho de 7 anos sobre o que era suicídio, outra afirmou que a criança viu e acordou de madrugada com medo.

De acordo com a desembargadora, os pais devem acompanhar o uso da internet pelos filhos. “Deixar a criança navegando sozinha, sem controle parental, é como deixar o filho de 6, 7 anos andando sozinho na rua de madrugada”, enfatizou.

O perfil foi criado há três anos no México. Com o tempo, os perfis falsos foram se multiplicando e chegaram ao Brasil. O alerta veio primeiramente do Tribunal de Justiça e da Polícia Civil de Santa Catarina. Os donos dos perfis falsos estão sendo procurados

Com informações do Portal R7

Artigo anteriorNotas falsas são apreendidas no Norte da Ilha de Florianópolis
Próximo artigoCorda prende em hélice e ferry-boat assusta passageiros em Itajaí