Alerta: Massa de ar polar intensa deve fazer nevar em Santa Catarina

0
837

Uma grande e intensa massa de ar polar deve possibilitar a ocorrência de neve em Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O alerta foi emitido pela MetSul Metereologia. De acordo a previsão, a massa será tão intensa que chegará ao hemisferio Norte, onde é verão no momento. No Sul do Brasil, haverá nebulosidae e instabilidade com ar muito gelado, o que na análise do MeSul aumenta a probabilidae de neve.

Os modelos utilizados para verificar o avanço da massa de ar polar variam bastante. Em algumas projeções a ocorrência de neve é limitada aos Aparatos da Serra e o Planalto Sul, mas em alguns momentos o indicativo é de que possa ocorrer neve em locais mais distantes e que não registram o fenômeno há vários anos. O MetSul destaca que nas últimas horas, as projeções indicam neve até mesmo para Curitiba, no Paraná, e cidades de São Paulo.

Piter Scheures/Ronaldo Coutinho, do Climaterra, também informaram que a indicativo de frio intenso ente os dias 20 e 24 de agosto. Segundo o comunicado, as minímas podem váriar entre -6 e -9 °C nas regiões mais altas de Santa Catarina. Na Grande Florianópolis e Vale do Itajaí, as miníma poderão variar de -3 a 2°C. Na avaliação do ClimaTerra, poderá ocorrer neve no final da noite de quinta-feira (20) e sexta-feira (21), devido ao intenso ar polar e úmido na baixa atmosfera. Na avaliação de momento, as projeções são de ocorrrência de neve nos pontos tradicionais do estado.

Artigo anteriorFotógrafos catarinenses lançam galeria solidária
Próximo artigoTornados causaram prejuízos a 26 municípios de Santa Catarina