Florianópolis não irá retomar o transporte público na próxima semana

Florianópolis, que já foi epicentro da doença no estado, tomou ações restritivas desde o início da pandemia

0
911

O prefeito da cidade de Florianópolis, Gean Loureiro (MDB), informou que não irá promover a retomada do transporte coletivo no dia previsto pelo novo decreto do governo do estado. O governador Carlos Moisés (PSL) decretou o retorno para o dia 08 de junho, já Loureiro disse que a retomada deve começar em 17 de junho na capital, e com medidas restritivas que são estudadas pela equipe da Saúde.
“Desde o início da pandemia estamos seguindo estratégias de saúde que têm dado certo em outros países do mundo. Assim, estamos há 29 dias sem mortes e com o mesmo número de internados na cidade”, argumentou o prefeito, justificando sua posição.

Segundo Loureiro, o transporte não será liberado na próxima semana, mas no dia 17, com estratégias para segurança. “Nós construímos um plano para a retomada do transporte. Vamos iniciar a retomada de maneira segura e extremamente cuidadosa”.

O plano da prefeitura de Florianópolis funciona em conjunto com os setores da economia da capital. Segundo Loureiro, diversas entidades que representam o setor do comércio e serviços foram apresentadas a ideia para mudança de horários de seus funcionários. “Propomos horários diferentes de entrada e saídas dos funcionários. Todo mundo chegando ou saindo no mesmo horário não dá. Isso aumentaria muito o risco de contaminação. Essa medida diminuirá o número de passageiros nos horários de pico”, comentou.

Além disso, o transporte público vai funcionar apenas de segunda a sexta e com redução para 40% da ocupação. “E isso será um teste de duas ou três semanas. Para avaliar se as regras serão cumpridas e se os números serão controlados”. A prefeitura também irá realizar teste em todos os funcionários do transporte.

O uso de máscara será obrigatório dentro do ônibus, nos terminais e nos pontos de parada. Por isso, lanchonetes e alimentação nessas dependências não serão permitidas. Como todos os veículos possuem câmeras, a fiscalização da Prefeitura de Florianópolis será rigorosa na exigência da máscara e da ocupação adequada dos ônibus.

A definição para o retorno numa quarta-feira foi proposital. O município vai monitorar a operação na quarta, quinta e sexta-feira para durante o final de semana, que não haverá ônibus, avaliar os primeiros dias e trabalhar em possíveis correções na operação para a segunda-feira seguinte. Todos os ônibus que desembarcam ou embarcam em Florianópolis, mesmo os das linhas intermunicipais, deverão seguir as regras e os prazos definidos pela Prefeitura.

Florianópolis, que já foi epicentro da doença no estado, tomou ações restritivas desde o início da pandemia. As ações, como as anunciadas em relação ao transporte, muitas vezes foram mais restritivas do que as decretadas pelo governador.

Até o momento, a cidade possui, no acumulado, 781 pessoas que contraíram o novo coronavírus. Dessas, 621 já estão recuperadas, quatro pessoas estão internadas em UTI e sete morreram..

Artigo anteriorHomem é encontrado morto na rua em Navegantes
Próximo artigoManifestações contra o racismo repercutem no mundo do esporte