Operação Língua Negra ganha reforço com diagnóstico apresentado por empresa especializada

0
188

Visando manter a regularidade nas fiscalizações de lançamentos irregulares de efluentes, a equipe da Operação Língua Negra da Divisão de Saneamento da Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Concessionária Águas de Bombinhas realizou mais uma etapa da operação Língua Negra.

Durante as vistorias as equipes identificaram pontos de descarte de esgoto irregular, todos os locais foram lacrados e os moradores notificados. A ação, que aconteceu durante dois dias em regiões do Centro e Quatro Ilhas, serve para coibir os atos irregulares, além de orientar a comunidade sobre o correto descarte dos efluentes. Conforme Tiago Santos e Souza, coordenador de EHS da Águas de Bombinhas, a fiscalização é o segundo passo de uma iniciativa ainda maior, que começou meses atrás.

“Com a ajuda da consultoria ambiental nós conseguimos identificar os pontos irregulares. Apresentamos esse estudo para as equipes e, com o auxílio desse documento e dos mapas, conseguimos ser mais assertivos nos locais irregulares”, explica.

Vanessa da Silva, diretora da Divisão de Saneamento da prefeitura, reforça que a operação Língua Negra acontece durante todo o ano para coibir as ações e fazer os lacres necessários.

“Já tínhamos o conhecimento de alguns, e com o estudo, surgiram novos pontos. É um trabalho constante, já tivemos casos de fazer 30 lacres, por exemplo, e no ano seguinte aparecer os 30 pontos abertos novamente, e mais alguns”, lamenta. “É complicado de conscientizar a pessoa sobre o problema ambiental que ela está causando. Ela quer se livrar do dela, mas não pensa em um todo”, comenta.

Após a identificação das irregularidades as tubulações são lacradas e a prefeitura emite uma notificação solicitando as correções. Quem não seguir as determinações está passível de multa.

Vale ressaltar que Bombinhas passa, atualmente, pela instalação do novo sistema de esgotamento sanitário. O investimento, de aproximadamente R$180 milhões, trará benefícios não só para o meio ambiente, mas também desenvolvimento social e econômico da cidade. Enquanto o sistema ainda não é 100% universalizado em Bombinhas, os moradores e comerciantes devem ficar atentos para o correto funcionamento do sistema individual, a fossa séptica.

 

Diagnóstico dos rios de Bombinhas

Há alguns meses a Águas de Bombinhas, em parceria com a prefeitura municipal e a Famab, colocou em prática o projeto de Identificação de Lançamentos Irregulares de Esgoto no Rio Bombinhas e Rio da Barra. O diagnóstico, realizado pela empresa especializada, contempla a análise da qualidade de água dos rios em diferentes trechos, a medição de vazão, além da identificação dos lançamentos irregulares de esgoto.

Na prática, isso significa que os rios são monitorados de perto pelas equipes, por meio de medições ambientais que analisam a vazão da água, qualidade, entre outras características.

“Hoje temos um raio-x detalhado, conseguimos entender certinho como está a qualidade hídrica dos mananciais de Bombinhas. Para equiparação futura isso é perfeito, para avaliar os mesmos mananciais após a instalação da infraestrutura de esgotamento, por exemplo”, explica o gerente de projetos da Ecolibra, Felipe Guimarães Silveira.

Colaboraram com a ação, a Secretaria de Obras, Divisão de Saneamento, Fundação de Amparo ao Meio Ambiente de Bombinhas (Famab) e empresa Ecolibra, além de representantes da concessionária.

Artigo anteriorItapema segue com bons resultados no esporte
Próximo artigoGoverno eleito indica 14 nomes que vão compor equipe do governo de transição