Lote de 50 respiradores comprados por SC que estava retido em aeroporto é entregue ao governo

Equipe da Secretaria de Saúde vai avaliar condições e destino dos equipamentos. Compra é investigada em força-tarefa.

0
763

A Receita Federal entregou nesta quinta-feira (28) à Secretaria da Saúde de Santa Catarina o lote com 50 respiradores comprados pelo governo do estado que estavam retidos há duas semanas no Aeroporto Hercílio Luz, em Florianópolis. Agora, uma equipe da pasta irá avaliar as condições e o destino dos equipamentos.

A compra do total de 200 respiradores é investigada em uma força-tarefa. Os equipamentos foram adquiridos por R$ 33 milhões com dispensa de licitação. Este primeiro lote foi entregue com atraso e chegou ao aeroporto em 14 de maio.

Eles tinham sido confiscados pela Receita Federal por conta de irregularidades na documentação e foram entregues ao governo. Outros 150 respiradores comprados ainda não saíram da China.

A investigação da compra baseou a Operação O2, deflagrada em 9 de maio, com cumprimento de 35 mandados de busca e apreensão em quatro estados. Entre os investigados estão os ex-secretários Douglas Borba, da Casa Civil, que pediu exoneração no dia seguinte, e Helton Zeferino, da Saúde, que solicitou saída da pasta em 30 de abril.

Informações G1SC

Artigo anteriorArtistas de Itajaí lançam movimento
Próximo artigoAção pede que escolas de Florianópolis concedam descontos durante pandemia