Porto Belo recebe Plano de Ação e Emergência da barragem de Angelina

0
1490

A Defesa Civil do Município de Porto Belo recebeu nesta semana o Plano de Ação Emergência – PAE, da barragem da PCH Angelina. O documento foi apresentado ao prefeito Emerson Stein pela defesa Civil Municipal, visto que a cidade está localizada em uma das zonas de impacto direto e deve seguir o plano adequado em caso de rompimento.

A PHC Angelina pertence à Lumbrás Energética S.A. Foi construída no rio Tijucas, Sub Bacia 84, pertencente à bacia 8, tendo sua casa de força localizada em Major Gercino e o reservatório em Angelina. Nos estudos de rompimento foram identificadas 16 edificações no Bairro Santa Luzia, em Porto Belo, que podem ser afetadas por possível rompimento. Ambas as famílias serão notificadas e receberão orientações sobre como agir em uma situação de emergência.

O coordenador da Defesa Civil de Porto Belo Claudio Silvino da Silva, destaca que os contatos devem ser feitos nas próximas semanas e serão criados recursos para que as famílias sejam informadas imediatamente em caso de emergência.

A preocupação com rompimentos em barragens hidrelétricas se dá normalmente em períodos de fortes chuvas, já que se tratam de barragens para armazenamento de água para produção de energia elétrica. Apenas a Defesa Civil do Município entrará em contato com as famílias em zonas de impacto para esclarecimentos.

Artigo anteriorIncêndio criminoso deixa 33 mortos em estúdio de animação no Japão
Próximo artigo50 anos após chegada à Lua, Nasa planeja enviar 1ª mulher e criar base para escala até Marte