Novo ciclone trará frio intenso e ventos de 80 km/h em SC

0
96

O calorão vai dar espaço ao frio intenso no Centro-Sul do Brasil ainda nesta semana, com possibilidade de temperaturas congelantes na região Sul do País, com a chegada de um ciclone extratropical.

Após uma terça-feira (12), de temperaturas altas no Estado, acima dos 30°C em algumas regiões, os próximos dias podem contar com queda brusca nas temperaturas e formação de geadas em partes de Santa Catarina. Além disso, a Defesa Civil do Estado ressalta que a passagem de uma frente fria e um sistema de baixa pressão acaba dando origem a um ciclone extratropical que promete “bagunçar” o tempo em Santa Catarina.

Conforme a Defesa Civil do Estado, o tempo nesta quarta-feira (13) é marcado pelo retorno das chuvas e dos temporais em todas as regiões de Santa Catarina. A pasta aponta ainda que as instabilidades começam na região de divisa com o Rio Grande do Sul e se estende para as demais áreas do estado entre a tarde e a noite desta quarta.

O órgão ressalta que essa condição está associada com a passagem de uma frente fria e um sistema de baixa pressão que no decorrer do dia se intensifica. Esse fator acaba dando origem a um Ciclone Extratropical no mar entre Santa Catarina e o Estado gaúcho.

Segundo o portal Meteo Red, há risco para a formação de geada nas regiões da Serra e Planalto catarinenses, como na região dos municípios de São Joaquim, Urubici, Lages e Caçador.

Além disso, A partir desta quarta, após a formação do novo ciclone extratropical, vamos observar um grande contraste de temperaturas sobre o Centro-Sul do Brasil, que acaba atingindo Santa Catarina.

Conforme a Defesa Civil as temperaturas não sobem muito nas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul. Contudo, a pasta frisa que as máximas se aproximam dos 30°C entre a Grande Florianópolis e o Norte do Estado.

Ciclone extratropical traz chuvas e rajadas de vento de até 80 km/h

Segundo a Defesa Civil, a quinta-feira (14) inicia com condições para chuva fraca e isolada do Meio-Oeste ao Litoral Sul. Essa condição está associada ao giro do ciclone em alto mar que traz umidade para o continente.

Contudo, o órgão ressalta que a condição do tempo tende a estabilizar no decorrer da tarde desta quinta, com o afastamento do ciclone extratropical para o oceano. Além disso, haverá o avanço de uma massa de ar seco e frio, que firma o tempo e baixa bruscamente as temperaturas no Estado.

Por conta do ciclone os ventos entre o Litoral Sul e a Grande Florianópolis, poderão atingir velocidade de até 80 km/h. Essa condição deixa com risco baixo a moderado para ocorrências relacionadas aos ventos como, queda de galhos e danos na rede elétrica.

As temperaturas declinam no decorrer do dia e as mínimas ocorrem à noite ficando abaixo de 5°C na Serra e entre 6°C e 12°C nas demais regiões. Com a queda brusca nas temperaturas, a  condição é de risco baixo a moderado para ocorrências associadas ao declínio acentuado das temperaturas.

Tempo firme e predomínio de sol na sexta-feira no Estado

A semana termina com tempo firme e seco e com predomínio de sol em todo o Estado na sexta-feira (15). A massa de ar seco, com centro sobre o Estado, favorece essa estabilidade e também deixa as temperaturas baixas, principalmente na madrugada e primeiras horas da manhã.

A Defesa Civil também aponta que há possibilidade de ocorrências de geadas amplas em algumas áreas de Santa Catarina.

As temperaturas, se comparadas ao dia anterior diminuem ainda mais, com mínimas negativas nos pontos mais altos da Serra e entre 0°C e 5°C nos Planaltos, Grande Oeste e no Alto Vale do Itajaí. Nas demais regiões, mínimas entre 5°C e 8°C. À tarde as máximas variam entre 16°C e 22°C no Estado.

No final de semana, o tempo será firme, seco e ensolarado em toda Santa Catarina, tanto no sábado (16) como no domingo (17). Ainda pela influência da massa de ar seco e frio, que gradualmente perde força e se afasta para o mar, favorecendo a elevação das temperaturas, a virada do vento para a direção nordeste com rajadas mais intensas no Litoral Sul.

Artigo anteriorEquipes de Porto Belo concluem curso através do programa “Saúde com Agente”
Próximo artigoAcampamento Farroupilha de Balneário Camboriú começa nesta sexta