OMS diz ser ‘rara’ a transmissão da Covid-19 entre assintomáticos

Entre os pesquisadores, a declaração foi criticada por ter soado ambígua

0
872

Maria van Kerkhove, chefe do programa de emergências da OMS afirmou, nesta segunda-feira (08), que a transmissão do novo covonavírus por pacientes sem sintomas da doença parece ser “rara”. A declaração foi durante pronunciamento no qual argumentava que a contenção da covid-19 pode ser mais rápida com a localização e o isolamento dos casos sintomáticos.

A explicação de Maria durante entrevista no começo da tarde foi alvo de críticas e dúvidas. Horas depois, em seu perfil no Twitter, ela reforçou que há diferença entre pacientes assintomáticos e pré-sintomáticos. Os pré-sintomáticos vão desenvolver algum sintoma da doença, mesmo que leve.

Maria apresentou um estudo que aponta que, entre 63 indivíduos assintomáticos estudados na China, havia evidencia de que 9 (14%) infectaram outra pessoa. No mesmo documento, a OMS alerta: “Os dados disponíveis até o momento, que tratam de casos de infecção em pessoas sem sintomas são decorrentes de um número limitado de estudos com pequenas amostras que estão sujeitas a revisões e não podem dizer se eles carregam a transmissão.”

Entre os pesquisadores, a declaração foi criticada por ter soado ambígua. Entre os críticos que ajudaram a esclarecer o pronunciamento esteve o diretor do Instituto de Saúde Global da Universidade de Harvard, Ashish K. Jha.

O pesquisador de Harvard argumentou no Twitter que infectados que não apresentam sintomas são uma forma importante para a transmissão da Covid-19. E explicou que apenas 20% dos infectados não desenvolverão nenhum sintoma. Os outros 80% poderão desenvolver sintomas leves ou mais duros da doença.

Com informações do G1

Artigo anteriorJustiça libera participação de Douglas Borba de acareação na CPI dos Respiradores
Próximo artigoPolícia recupera produtos furtados de shopping e prende cinco pessoas