Unidade de saúde Praia Brava em Itajaí promove dia especial para mulheres da comunidade

0
1014

Mulheres da Praia Brava participaram nesta quarta-feira (10) de uma atividade especial na unidade de saúde do bairro, em alusão à campanha Outubro Rosa. Profissionais de saúde do município e acadêmicos de Fonoaudiologia e Fisioterapia da Univali promoveram atividades de orientação e prevenção contra o câncer de mama e de colo do útero.

Durante a tarde, as pacientes da unidade puderam participar de sessões de auriculoterapia e receberam orientações sobre o autoexame das mamas. A intenção da equipe foi mostrar a forma correta de verificar os seios, além dos tipos de alterações que podem surgir. A dona de casa Elisângela Alves dos Santos foi uma das participantes do evento. Para ela, essas ações de conscientização das mulheres deveriam ocorrer todo mês.

“Essa atividade foi muito importante, nos orientaram sobre o câncer de mama e reforçaram a realização dos exames. Foi maravilhoso”, diz.

Além de proporcionar um cuidado extra às moradoras, a unidade de saúde ofereceu as pacientes corte de cabelo, penteados e maquiagem, bem como um café de confraternização. Algumas ainda aproveitaram o momento para cortar os cabelos e doar à Rede Feminina de Combate ao Câncer de Itajaí.

A ação ainda elevou a autoestima das mulheres. “Sou moradora do bairro há 10 anos e sempre fui atendida muito bem aqui, inclusive já fiz meus exames preventivos. Essa ação foi muito bacana, tudo que a mulher precisa é ser valorizada e eles cuidaram da nossa autoestima”, afirma a paciente Eloá Vila da Silva.

 

Mobilização nas unidades

As ações da campanha Outubro Rosa continuam em todas as unidades de saúde do município. Em cada localidade, as equipes reforçam os cuidados preventivos e o agendamento de exames. Já na semana de 15 a 20 de outubro, a sensibilização das mulheres será intensificada, com palestras para profissionais de saúde e população em geral, além de uma ação especial, dia 15, no Centro Integrado de Saúde (CIS).

O encerramento ocorre no sábado (20) com o Dia D de prevenção. Nesta data, todas as unidades de saúde estarão abertas, das 8h às 12h e das 13h às 17h, para realização de coletas de exame de rastreamento de colo do útero, exame clínico das mamas, orientações sobre o autoexame das mamas, solicitação de mamografias, além de orientações em grupo nas salas de espera. O agendamento de consultas e coleta de exames para essa data deve ser feito previamente em cada unidade de saúde.

Artigo anteriorVencedores do Concurso Professores Destaque 2018 são premiados em cerimônia especial
Próximo artigoVôlei infantil de BC disputará a final da Liga Catarinense