UFSC abre inscrições para processo seletivo com 549 vagas em 27 cursos; veja como se inscrever

0
950

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) abriu nesta terça-feira (13) as inscrições para o Processo Seletivo 2020.2. São oferecidas 549 vagas em 27 cursos dos cinco campi. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até o dia 27 de outubro, no site da ufsc.

Das vagas oferecidas, 60 são para o curso de Medicina em Araranguá, no Sul do estado, e 489 são remanescentes do vestibular deste ano, que não têm alunos em lista de espera, segundo a instituição.

Seleção

Neste ano, por causa da pandemia de Covid-19, o tradicional vestibular com provas presenciais foi substituído por um processo seletivo que vai considerar a média obtida pelo estudante em uma das edições do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) feitas em 2017, 2018 ou 2019. Os estudantes que concluíram o ensino médio (curso de 2º grau ou equivalente) podem participar.

De acordo com a UFSC, será possível utilizar apenas uma das médias. É necessário também que o estudante tenha conseguido uma pontuação mínima na redação e em cada uma das disciplinas, conforme especificado no edital.

Conforme as regras do Enem, os candidatos que participaram do exame como “treineiros” não poderão utilizar as notas obtidas para participar da seleção.

Estudantes que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas públicas, com recorte de renda, e autodeclarados pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiências podem participar da política de cotas.

É preciso comprovar essa condição com o envio de documentos e autodeclarações, que serão validadas por comissões formadas pela Secretaria de Ações Afirmativas e Diversidades (Saad).

Mais informações podem ser consultadas no edital da seleção publicado em setembro pela Comissão Permanente do Vestibular (Coperve). Um resumo do documento e a agenda com datas importantes também foi disponibilizado em Libras.

Como se inscrever

As inscrições devem ser feitas no site do processo seletivo. O candidato deve preencher o requerimento disponível no tópico “Faça aqui sua Inscrição”.

Pelo calendário do processo seletivo, a confirmação de inscrição definitiva será disponibilizada neste site a partir do dia 17 de novembro. O resultado do processo seletivo será divulgado a partir de 14 de dezembro.

A conclusão do processo seletivo está prevista para ocorrer até o dia 21 de dezembro, após o prazo definido para recursos.

A lista com os candidatos classificados, contendo o Boletim de Desempenho Individual, será divulgada no site processo seletivo 2020.2.

Dúvidas sobre o processo seletivo podem ser enviadas no e-mail coperve@coperve.ufsc.br. A equipe também faz atendimento por telefone às segundas, quartas e sextas-feiras, das 9h às 13h, no número (48) 3721-9951.

Artigo anterior“Lockdowns deixam os pobres ainda mais pobres”, afirma OMS
Próximo artigoRede hoteleira manteve 60% da ocupação em Balneário Camboriú no feriadão