Temporais e enxurradas: veja o que esperar da passagem de uma nova frente fria em SC

0
126

Na manhã desta quarta-feira (26), uma frente fria está passando pelo Centro-Leste do Estado. Com isso, segundo o alerta meteorológico da Defesa Civil, ocorrerão chuvas em algumas regiões de Santa Catarina.

No período da tarde, outras instabilidades deixarão o tempo nublado e com chance de chuvas fracas na região do Grande Oeste. Além disso, segundo o órgão, na região dos Planaltos ao Litoral, haverá chance de pancadas isoladas acompanhadas de trovoadas.

No Estado, seis regiões apresentam risco moderado para ocorrências associadas às chuvas e aos temporais. Alertando para a possibilidade de ocorrer alagamentos, enxurradas e deslizamentos pontuais.

Acumulado de chuva em Santa Catarina

Algumas cidades, especialmente no Meio-Oeste e Oeste do Estado, registraram volumes consideráveis de chuva nas últimas seis horas. Destaque para o município de Ouro, no Oeste do Estado, que recebeu aproximadamente 16,4 mm de chuva.

Na região da Grande Florianópolis, a cidade de Alfredo Wagner também contou com um volume alto de chuvas. Na cidade, 7,1 mm de precipitação foram registrados nas últimas horas.

Temperaturas pelo Estado com a frente fria

Esta quarta contará com temperaturas no amanhecer variando entre 15°C e 17°C no Oeste e Litoral catarinense, e entre 12°C e 14°C nas demais regiões.

À tarde, as máximas oscilam entre 26°C e 28°C em toda a faixa litorânea, enquanto nas demais regiões do Estado, variam entre 18°C e 22°C.

Quinta com predomínio de sol e poucas nuvens em Santa Catarina

Na quinta-feira (27), um sistema de alta pressão atmosférica passa atuar sobre Santa Catarina. Com isso, segundo a Defesa Civil, haverá condições para o predomínio de sol e poucas nuvens em todas as regiões do Estado.

As temperaturas mínimas ficam em torno dos 11°C entre os planaltos e o Meio-Oeste, e variam entre 15°C e 17°C nas áreas litorâneas. Na parte da tarde, as máximas ficam na casa dos 27°C no Litoral Norte e Vale do Itajaí, dos 16°C no Planalto Sul, 18°C no Meio-Oeste e Planalto Norte e variam entre 20°C e 23°C nas demais regiões.

O sistema de alta pressão segue atuando ao longo desta sexta-feira (28). Esse fator contribui para o predomínio de sol entre poucas nuvens em todas as regiões Santa Catarina. Contudo, a Epagri/Ciram alerta que devido à circulação marítima, poderá haver pancadas de chuva no Litoral Norte entre a madrugada, manhã e noite desta sexta.

O amanhecer contará com temperaturas amenas, variando entre 8°C e 10°C entre os planaltos e Meio-Oeste, se aproximando dos 5°C nos pontos mais elevados da serra. Entre o Extremo Oeste e Oeste, as mínimas ficam entre 11°C e 13°C, já no Litoral oscilam entre 15°C e 17°C.

À tarde, as temperaturas não tendem a se elevar muito, mantendo as máximas em torno dos 21°C no Planalto Sul, variando entre 24°C e 25°C no Extremo Oeste, Oeste e Litoral, e entre 21°C e 23°C nas demais regiões catarinenses.

Sol ou chuva para o final de semana?

No sábado (29) e no domingo (30), a atuação de um sistema de alta pressão sobre Santa Catarina e seu deslocamento em direção ao oceano favorecerão dias com predomínio de sol e poucas nuvens em Santa Catarina, havendo apenas chance de chuviscos isolados no Litoral Norte.

Artigo anteriorTürkiye’deki Resmi Web Sites
Próximo artigoNovo transporte coletivo de Itajaí terá frota moderna e abrangência de 95% da área urbana