As autoridades japonesas emitiram, nesta segunda-feira (25), o alerta nível 1 contra a varíola dos macacos. O aviso aconteceu após, no sábado (23), a OMS (Organização Mundial da Saúde), classificar o surto da doença como “emergência de saúde internacional”, uma vez que mais de 14 mil casos já foram relatados por 75 países.
Com o alerta de nível 1, o mais baixo da escala de um a quatro, os governantes pedem que os cidadãos japoneses em todo o mundo tomem medidas de precaução para não contrair a doença.
O alerta é reforçado para aqueles que pretendem viajar para o exterior, sobretudo para a região europeia, atual epicentro da varíola dos macacos.
Entre os sintomas da doença estão: dores no corpo, febre, cansaço e erupções cutâneas. O período de incubação, quando a pessoa infectada é assintomática, é tipicamente de seis a 16 dias, podendo chegar a 21 dias.
No Brasil
O Ministério da Saúde confirmou, até sábado (23) 696 casos da doença no Brasil. A maioria dos registros são em São Paulo (506) e no Rio de Janeiro (102) . Entre as regiões, o vírus só não chegou ao norte do país.
*Informações Agência Brasil