Semana começa com reviravolta no tempo em Santa Catarina; veja previsão

0
198
Foto: Flávio Tin

O sol e o calor marcaram o clima nos últimos dias em várias regiões de Santa Catarina. No entanto, essa condição está para mudar e a chuva volta a aparecer no decorrer da semana no Estado.

As chuvas podem ocorrer devido à influência de uma área de baixa pressão atmosférica que favorece a possibilidade de pancadas de chuva, acompanhadas de temporais isolados.

Nesta segunda-feira (21), as chuvas e a possibilidade de temporais isolados ocorrem de maneira mais consistente nas regiões do Oeste e Planaltos do Estado. Nas demais regiões, não se descarta a chance de pancadas de chuva com raios e eventual queda de granizo bem isoladas por conta do calor em Santa Catarina.

As temperaturas seguem elevadas na parte da tarde, com máximas  chegando aos 34°C no Litoral Sul, 28°C no Planalto Sul e variando de 26 a 32°C nas demais áreas do Estado.

Condições do vento e do mar:

Na segunda-feira (21) o tempo será marcado com ventos de nordeste no centro-leste e de norte/noroeste no Oeste de Santa Catarina, com fraca a moderada intensidade. Rajadas de ventos ocasionais, de 40 a 60 km/h, em cidades do Grande Oeste ao Litoral Sul, com risco baixo para ocorrências associadas.

Ondas com direção nordeste e altura de 1,5 a 2,0 m podendo haver picos de até 2,5 m no Litoral Sul. Nas demais áreas litorâneas, ondas com direção Leste e altura de 1,0 a 1,5 m.

Confira o tempo para o resto da semana:

Na terça-feira (22), o clima volta a sofrer alterações devido à formação e atuação de uma frente fria em Santa Catarina que deixa o tempo instável, com pancadas de chuva a qualquer momento, que podem vir acompanhadas de temporais isolados no Estado.

A Defesa Civil emitiu um alerta de risco moderado para ocorrências relacionadas a chuva intensa em curto intervalo de tempo e aos temporais ocasionais no Estado.  A Epagri/Ciram informa que as chuvas serão mais persistentes na região Norte de Santa Catarina.

As temperaturas mínimas ao amanhecer por volta dos 12°C na Serra, de 18 a 22°C no Litoral e áreas próximas, e nas demais regiões catarinenses de 15 a 18°C. Na parte da tarde, as máximas variam de 20 a 24°C no Grande Oeste, Planalto Sul e de 25 a 29°C nas demais regiões.

O tempo na quarta-feira (23), se mantém com possibilidade de pancadas de chuva. A frente fria que atua sobre o Estado começa a se afastar mas ainda deixa instável o clima em Santa Catarina.

De acordo com a Defesa Civil, existe a possibilidade de ocorrências de pancadas de chuvas isoladas e temporais ainda mais isolados nas regiões do Litoral, Vale do Itajaí e Norte do Estado. Em outras regiões, divido a entrada de uma área de alta pressão, deixa o dia com sol entre nuvens e temperaturas amenas.

As temperaturas mínimas nesta quarta-feira ao amanhecer variam de 12 a 17°C no Grande Oeste e Planaltos e de 16 a 22°C nas demais regiões. À tarde, as máximas variam de 20 a 25°C no litoral, Baixo/Médio Vale, Planalto Sul e de 25 a 29°C nas demais áreas de Santa Catarina.

Tendências para os próximos dias:

Na quinta-feira (24) uma alta pressão atua em Santa Catarina, o que deixa o dia com sol e poucas nuvens. Mas, entre a tarde e noite, há chance de pancadas de chuva isoladas e a possibilidade de temporais bem isolados, principalmente, entre o Vale do Itajaí e o norte de SC.

Na Sexta-feira (25) com tempo estável, predomínio de sol a poucas nuvens. Nos dois dias não se descarta a chance de rajadas de ventos, de 35 a 60 km/h, em localidades do litoral catarinense.

Informações nd+

Artigo anteriorHEMOSC comemora Dia Nacional do Doador de Sangue com programação em todo o Estado
Próximo artigoUnidades escolares de Itajaí tem mais de 700 vagas disponíveis para estudantes de 1º e 6º anos