SDE lança o Programa Inspire para fomentar a inovação social catarinense

0
373

Fotos: Pablo Mingoti/SDE

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE), através da Rede Catarinense de Centros de Inovação da Diretoria de Ciência, Tecnologia e Inovações (DCTI), lançou oficialmente nesta terça-feira, 7 de junho, o Inspire – Programa Catarinense de Inovação Social. O objetivo é fomentar a inovação social em Santa Catarina por meio da formação, da geração de pesquisa e conhecimento e do incentivo a projetos que possam responder aos desafios socioambientais das regiões do Estado a partir da Rede de Centros. Estão previstos mais de R$2 milhões em investimentos para as diferentes etapas de ação.

A cerimônia ocorreu na sala da DCTI, para 60 convidados, com transmissão on-line. Dentre as autoridades presentes, compuseram a mesa o Secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Jairo Sartoretto; o Diretor de Ciência, Tecnologia e Inovações do Estado, Moris Kohl; e o Presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina, Fabio Holthausen. Representando a Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), parceira do programa, o reitor Dilmar Baretta; o Diretor Geral da ESAG, Marcus Tomasi, e a professora Carolina Andion, do Núcleo de Inovações com Sociais na Esfera Pública (NISP) da UDESC.

“O Estado de Santa Catarina se consolida pela Rede Catarinense de Centros de Inovação e por esse programa que visa atingir a sociedade civil organizada, universidades, empresas e governos municipal e estadual. Em 2023, pretendemos criar o primeiro observatório social  com dados de Santa Catarina. Isso vai ser possível, pois temos vários atores consolidados no tema”, destaca o diretor de Ciência, Tecnologia e Inovações da SDE, Moris Cleber Kohl.

O programa foi apresentado pelos gerentes da DCTI, Iuana Réus e Guilherme Murara, que divulgaram o cronograma de atividades e as formas de aplicação dos recursos envolvidos. Para Réus, o Inspire vai furar a bolha da inovação, que muitas vezes é associada somente a tecnologia, software ou hardware: “Nós vamos além, usando inovação para abordar questões importantes em Santa Catarina e o faremos através da Rede de Centros. São locais ideais para fomentar as ideias e capacitar as pessoas, e devem ser para todos, não somente para a figura tradicional da startup ou dos universitários e pesquisadores”.

A professora Carolina Andion falou sobre inovação social, sua importância e boas práticas na área: “inovação social hoje é tema central de agenda de promoção de desenvolvimento sustentável e democracia. Ela busca respostas de modo criativo, inventivo, para os problemas cotidianos. Isso é feito por articulação entre os atores da comunidade de modo a construir respostas juntos. O Inspire vai formar dinamizadores dessas buscas, promover projetos que visam responder as demandas dos territórios catarinenses e articular sociedade civil, governo e universidade em torno do tema”.  Ao final do evento, houve assinatura do Acordo de Lançamento Oficial do Inspire.

Para o presidente da Fapesc, Fabio Holthausen, trabalhar com inovação social é muito importante para qualquer governo, para desenvolver regiões e gerar oportunidades de formação e capacitação para jovens em todas as áreas, para que eles não precisem sair de suas cidades: “A fapesc vai junto com os parceiros no processo para desafiar o sistema e os processos a buscar projetos que impactem realmente a vida das pessoas em todas as regiões do estado” declarou.

Artigo anteriorAbertas as inscrições para o Campeonato Municipal de Futebol de Campo de Porto Belo
Próximo artigoEsporte disponibiliza escolinha de Taekwondo para todas as idades