SC terá fim de semana marcado por temperaturas acima dos 30°C

0
185

O fim de semana permanece com calor, temperaturas acima dos 30°C e alerta de baixa umidade relativa do ar em Santa Catarina. Porém, as cidades da Serra podem amanhecer com a presença de geada nesta sexta-feira (6).

De acordo com a Defesa Civil estadual, uma massa de ar seco (alta pressão) segue atuando no Estado e deixa o dia com o predomínio do sol e poucas nuvens.

O amanhecer pode contar com temperaturas mínimas próximas dos 4°C na Serra, que traz a chance de geada isolada para a região. O litoral, Baixo/Médio Vale do Itajaí deve ficar entre 15°C e 21°C enquanto as demais áreas ficam podem registrar entre 8°C e 14°C.

Já na parte da tarde, as máximas podem variar de 27°C a 33°C no Grande Oeste. Enquanto isso, o Planalto Sul não passa dos 27°C e o restante do Estado pode contar com máximas de 28°C.

No entanto, as cidades do litoral podem registrar chuvisco ou chuva fraca no fim da tarde. Além disso, a Defesa Civil de Santa Catarina alerta para a baixa umidade relativa do ar que pode ficar abaixo dos 35% no Grande Oeste.

Apesar disso, o risco de ocorrências, como desidratação e dores de cabeça, são considerados baixos.

Os ventos estarão no quadrante Sudeste e Leste, mas com rajadas consideradas fraca a moderada intensidade.

Veja as temperaturas mínimas e máximas previstas para sexta-feira (6):

  • Litoral Norte: 17ºC/27ºC;
  • Planalto Norte: 10ºC/24ºC;
  • Grande Florianópolis Litorânea: 16ºC/27ºC;
  • Grande Florianópolis Serrana: 10ºC/24ºC;
  • Vale do Itajaí: 12ºC/27ºC;
  • Litoral Sul: 14ºC/28ºC;
  • Planalto Sul: 3ºC/26ºC;
  • Meio-Oeste: 9ºC/28ºC;
  • Oeste: 10ºC/30ºC;
  • Extremo-Oeste: 13ºC/33ºC.

Sábado de sol em SC

Assim como na sexta-feira, o sábado (7) permanece sendo influenciado pelo sistema de alta pressão. Ou seja, o dia será de sol e poucas nuvens no Grande Oeste, Planaltos e Alto Vale do Itajaí.

Por outro lado, a Defesa Civil de Santa Catarina aponta que os ventos úmidos vindos do mar favorecem a presença de nuvens com chance de chuva fraca e isolada no litoral e áreas próximas.

O amanhecer permanece com temperaturas baixas na Serra que podem chegar aos 6°C. Enquanto isso, as mínimas variam entre 9°C e 22°C nas demais áreas.

Já na parte da tarde, as máximas variam entre 28°C e 34°C no Grande Oeste. Assim como pode chegar aos 27° no litoral, Baixo/Médio Vale e entre 23 /C e 26°C nas demais regiões.

O vento será do quadrante Sudeste ao Leste no Centro-Leste. Porém, vira para Nordeste no Oeste de Santa Catarina. As rajadas são consideradas fraca a moderada. Não há risco previsto de ocorrências meteorológicas ao longo do sábado.

O sistema de alta pressão segue favorecendo os dias ensolarados durante o domingo (8) e segunda-feira (9) em Santa Catarina. Apesar disso, não está descartada a chance de chuva fraca e isolada em localidades do litoral.

O período da tarde deve permanecer com chance de pancadas de chuva, mas de forma isolada e mal distribuída por conta do calor. Os termômetros podem marcar até 35°C no Grande Oeste e variar entre 25°C e 29°C nas demais regiões do Estado.

Artigo anteriorEleitor que faltou ao 2º turno tem até segunda-feira para justificar
Próximo artigoContribuição do MEI subirá para R$ 66 em fevereiro