SC tem alerta de chuva intensa e risco de granizo a partir desta sexta-feira; veja por região

0
186

A Defesa Civil de Santa Catarina divulgou, na noite desta quinta-feira (12), um boletim meteorológico alertando para o risco de chuva intensa e risco de queda de granizo a partir desta sexta-feira (13) no Estado.

A combinação entre calor, umidade, áreas de baixa pressão e a aproximação de uma frente fria resulta nas pancadas de chuva acompanhadas de temporais isolados em todas as regiões do Estado.

O alerta vale a partir das 12h desta sexta-feira, sendo de risco alto (laranja) para ocorrências no Oeste de Santa Catarina. A situação deve seguir até as 6h de sábado (14).

Veja por região:

O amanhecer pode contar com temperaturas de 12°C na Serra, 17°C a 23°C no litoral e Vale do Itajaí. As demais regiões registram mínimas entre 14°C e 18°C.

Já na parte da tarde, as máximas podem chegar aos 37°C nas cidades do litoral Sul e 35°C no Vale, Litoral Norte e na divisa do Oeste com o Rio Grande do Sul. Os ventos terão rajadas de Nordeste a Noroeste, com rajadas consideradas de fraca a moderada intensidade.

Ainda de acordo com a Defesa Civil estadual, uma frente fria chega na parte da noite desta sexta-feira aumentando a chance de temporais no Oeste.

Veja as temperaturas mínimas e máximas previstas para sexta-feira (13):

  • Litoral Norte: 22°C/36°C;
  • Planalto Norte: 14°C/30°C;
  • Grande Florianópolis Litorânea: 21°C/33°C
  • Grande Florianópolis Serrana: 16°C/33°C;
  • Vale do Itajaí: 18°C/32°C;
  • Litoral Sul: 18°C/33°C;
  • Planalto Sul: 14°C/30°C;
  • Meio-Oeste: 15°C/32°C;
  • Oeste: 14°C/32°C;
  • Extremo-Oeste: 17°C/35°C;

Fim de semana com chance de temporais

Com a chegada da frente fria durante a madrugada de sábado (14), Santa Catarina pode contar com novas pancadas de chuva e temporais pontualmente intensos no Oeste. Dessa forma, segue o risco alto para ocorrências relacionadas aos temporais.

No decorrer do dia, a frente fria se desloca para o oceano, mas a combinada ao aquecimento ao longo do dia e áreas de baixa pressão favorecem a variação de nuvens, que intercalam com aberturas de sol ao longo do dia.

Mesmo assim, a Defesa Civil aponta que não está descartada a chance de pancadas de chuva, que podem vir na forma de temporais em Santa Catarina, mas com risco de ocorrências considerados de risco baixo a moderado.

O amanhecer contará com temperaturas de 18°C a 23°C no litoral, Vale do Itajaí e de 15°C a 18°C nas demais áreas. Já na parte da tarde, as máximas podem chegar aos 35°C. O vento permanece no quadrante Nordeste a Noroeste, com fraca a moderada intensidade.

A Defesa Civil aponta que uma nova frente fria se forma e atua sobre Santa Catarina. Além disso, o calor combinado resulta em pancadas de chuva acompanhadas de temporais no Estado.

As cidades do Litoral, Baixo e Médio Vale do Itajaí permanecem com máximas que variam entre 32°C e 37°C. A segunda-feira (16) permanece com a atuação da frente fria que ocasiona pancadas de chuva, mas de forma isolada no Meio-Oeste ao litoral de Santa Catarina, especialmente entre a tarde e noite.

Artigo anteriorTrabalho dos organizadores de posturas de Itapema contará com câmeras
Próximo artigoInicia período para transferências de alunos na Rede Municipal de Balneário Camboriú