SC quer ampliar número de escolas cívico-militares; entenda

0
119
Foto: Leo Munhoz

Santa Catarina pretende ampliar o número de escolas cívico-militares de nove para 21, em 2024. De acordo com a SED (Secretaria de Estado da Educação), a ampliação e o custo dos salários de militares antes bancados pelo Governo Federal deve gerar uma despesa de R$ 8,8 milhões por ano.

Segundo a SED, atualmente Santa Catarina possui 21 escolas cívico-militares, nove do Estado e 12 municipais. O objetivo do Estado é ampliar as nova estaduais para 21 em 2024.

A ideia é transformar 12 colégios do Estado que já existem, no modelo cívico-militar. A previsão para implementação do plano é para o primeiro semestre de 2024. A secretaria ainda não definiu quais cidades e escolas terão o modelo implantado.

SC irá bancar salários de militares em escolas antes custeados pelo MEC

Entre as nove escolas cívico-militares atuais, seis tem ajuda financeira do Ministério da Educação para o pagamento do salário dos militares. No entanto, em julho, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, anunciou que vai encerrar o Pecim (Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares) em 2024.

Em Santa Catarina, o anúncio representa que 56 militares do Governo Federal serão substituídos por policiais militares, que passarão a ter os salários bancados pelo Estado.

Confira a escolas que passarão a ser pagas 100% por SC

  • EEB Prof. Emérita Duarte Silva e Souza, Biguaçu
  • EEB Prof. Ângelo Cascaes Tancredo, Palhoça
  • EEB Joaquim Ramos, Criciúma
  • EEB Henrique Fontes, Tubarão
  • EEB Ildefonso Linhares, Florianópolis
  • EEB Cora Batalha da Silveira, Lages
Artigo anteriorDomingo da Família de Itapema será no Bairro Várzea; confira programação
Próximo artigoSustentabilidade: Santa Catarina tem a primeira escola lixo zero do país