SC está entre os 4 Estados que podem emitir a nova carteira de identidade; veja como

0
186

Santa Catarina está entre os quatro Estados que podem realizar a nova Carteira de Identidade Nacional. O governo iniciou o processo de emissão do documento no dia 8 de março, em todos os postos de atendimento.

Além do estado catarinense, Acre, Alagoas, Mato Grosso estão preparados para atender os cidadãos.

“Santa Catarina é diferenciada. O novo documento é mais moderno e seguro, já que usa o mesmo RG e CPF. Esse modelo nacional vai integrar as informações do Brasil inteiro, deixando mais fácil e rápida a identificação de pessoas, e tornando mais difícil a ação dos bandidos”, afirma o governador Jorginho Mello (PL).

O prazo inicial estabelecido para a emissão do documento em todo o país era o começo deste mês, mas nos demais Estados e no Distrito Federal, a emissão do documento ainda está em fase de testes ou sendo implementada.

O novo documento, criado em 2022 por decreto pelo Governo Federal, também utiliza o CPF como número único, semelhante ao documento catarinense já emitido desde 2021. O modelo nacional deve ser adotado por todos os Estados brasileiros até o fim do ano.

Segundo a diretora de Identificação Civil e Criminal da Polícia Científica, perita Cassia Regina Roman da Rosa, o agendamento para emissão da CIN está disponível no site www.policiacientifica.sc.gov.br. Porém, alerta que o cidadão não precisa ter pressa para renovar o documento, a não ser que realmente seja necessário.

Artigo anteriorItajaí possui alto risco de transmissão de doenças transmitidas pelo mosquito da dengue
Próximo artigoSC tem risco de chuva intensa com granizo e alagamentos nesta quarta, alerta Defesa Civil