Saúde organiza agendamento para vacinação de idosos; saiba como solicitar a aplicação em SC

Serviço tem sido programado de maneira online e por meio do telefone. Medida foi adotada em Joinville, Florianópolis, Blumenau, Balneário Camboriú e Lages.

0
775

Cidades catarinenses têm organizado por meio de agendamento a aplicação da vacina em idosos durante a Campanha de Vacinação contra a Gripe.

Para evitar aglomerações nas unidades de saúde, por causa da pandemia do novo coronavírus, os municípios têm adotado medidas alternativas, como a vacinação “drive thru”, na qual a dose é aplicada sem que o paciente precise sair do carro, e em domicílio.

Idosos e profissionais de saúde estão sendo priorizados na primeira fase de vacinação, que começou no dia 23 de março.

Veja como fazer o agendamento da vacina:

Florianópolis
Em Florianópolis, idosos com idade acima dos 60 anos, que moram em apartamento, poderão receber a vacina em casa a partir de segunda-feira (30). A aplicação será feita por meio de agendamento.

A Prefeitura de Florianópolis também abriu a oportunidade para que profissionais de saúde, com registro profissional, possam aplicar as vacinas ao público-alvo em seus condomínios. Todo o kit de vacinação será enviado pela Vigilância Epidemiológica.

Profissionais de enfermagem, médicos ou farmacêuticos, com habilidade para aplicação de medicamentos, podem se voluntariar. Também há a possibilidade de os síndicos solicitarem um profissional da Prefeitura para fazer a aplicação.

O síndico ou profissional de saúde poderá fazer a solicitação do serviço e das doses por meio do e-mail vacinanocondominio@gmail.com. A dose será aplicada aos idosos que não apresentarem febre ou qualquer sintoma respiratório.

Joinville
A Secretaria de Saúde de Joinville divulgou nesta quinta-feira (26) que idosos acamados e abrigados em instituições serão priorizados na vacinação domiciliar até o dia 3 de abril.

De acordo com a prefeitura, a justificativa é a falta de vacinas na rede municipal. Famílias com idosos nestas condições devem ligar para as unidades de saúde mais próximas para solicitar a aplicação. Os telefones podem ser consultados no site da prefeitura.

A Secretaria da Saúde afirmou que aguarda a reposição de vacinas feita pelo Ministério da Saúde, por meio do Governo do Estado. Ações para ampliar o atendimento à população idosa serão divulgadas quando os estoques forem repostos.

O atendimento drive thru realizado quinta-feira na Arena Joinville foi encerrado com 5 mil doses aplicadas, segundo a prefeitura.

Blumenau
A vacinação “drive thru” ocorre nesta sexta-feira (27) e sábado (28) em Blumenau. Uma estrutura foi montada no Terminal da Fonte para que os idosos possam receber a dose sem precisar sair do carro.

Serão disponibilizadas 1 mil vacinas na sexta e 1 mil vacinas no sábado. O espaço foi higienizado e funcionará das 7h às 19h.

Quem já tiver feito o agendamento nos postos de saúde e preferir vacinar no posto móvel terá o agendamento automaticamente cancelado, abrindo vaga para outros idosos.

De acordo com a Secretaria Municipal de Promoção da Saúde (Semus), a aplicação da dose pode ser agendada por meio do site da prefeitura e pelo app Pronto Mobile. Novas vagas para agendamento são abertas conforme o abastecimento do estoque.

Balneário Camboriú
Idosos que moram em apartamentos na área central serão vacinados sem sair de casa em Balneário Camboriú a partir de segunda-feira (30).

A pessoa vacinada, um familiar ou o síndico do prédio deverá solicitar o agendamento por meio do telefone 0800 642 7131. Conforme a secretária de saúde do município, Andressa Hadad, os idosos serão vacinados no próprio apartamento.

Lages
Profissionais da saúde, idosos acamados com mais de 80 anos e em asilos terão prioridade na vacinação em Lages. De acordo com a prefeitura, a decisão foi tomada baseada na pequena quantidade de doses recebidas em relação ao público alvo da primeira etapa da campanha.

Idosos acamados e com idade a partir dos 80 anos poderão solicitar a aplicação da dose em casa. O agendamento poderá ser feito por meio dos telefones do Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) da Secretaria da Saúde: (49) 3251 7993, (49) 3251 7981 ou (49) 9 9987 3017.

Fonte: G1SC

Artigo anteriorCarreata em Balneário Camboriú cobra retomada das atividades econômicas
Próximo artigo‘Puxava o ar e não vinha’; curados relatam sintomas e sofrimentos causados pelo coronavírus