Santa Catarina será atingida por ciclone e terá possibilidade de neve e geada

Esta frente fria precede uma intensa massa de ar frio oriunda da região subantártica a qual promoverá forte diminuição nas temperaturas a partir de sábado

0
822

Uma frente fria de forte intensidade chegará ao Brasil no final do dia 21 de maio favorecendo à ocorrência de chuvas muito intensas nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul entre está sexta-feira (21) e sábado (22).

Esta frente fria precede uma intensa massa de ar frio oriunda da região subantártica a qual promoverá forte diminuição nas temperaturas a partir de sábado na regiões Sul e no Mato Grosso do Sul e, a partir de domingo, no Mato Grosso, sul e centro de Goiás, São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, friagem no Acre, Rondônia e sul do Amazonas.

O aprofundamento do ciclone extratropical, associado à frente fria, deve causar ventos fortes com rajadas, intensificando-se ao longo do dia 22 em toda Região Sul do país e em São Paulo. Os ventos máximos estão previstos para quando o ciclone migra do Rio Grande do Sul para o Oceano Atlântico, entre os dias 23 e 24/05, de ventos costeiros, sobretudo entre o litoral do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, mas se estendendo até o litoral sul do Rio de Janeiro.

Também há possibilidade, mesmo que remota, de queda de neve nas serras gaúcha e catarinense entre os dias 23 e 24/05. O frio também favorecerá a formação de geadas, especialmente a partir da segunda-feira, 25 de maio, nas serras da Região Sul e sul do Paraná, mas também em áreas isoladas do Mato Grosso do sul, São Paulo e Sul de Minas Gerais.

Artigo anteriorItapema vai disponibilizar dados para estudos relacionados à projeção do coronavírus
Próximo artigoPolícia Civil descobre estufa com plantação de maconha em Florianópolis