Santa Catarina deve registrar chuva volumosa acima de 100 mm; veja quando

0
130

Santa Catarina deve enfrentar chuva volumosa, com risco alto para temporais e alagamentos, entre está quarta (11) e quinta-feira (12). Especialistas da Defesa Civil, Epagri Ciram e Metsul destacam que o volume de chuva pode superar os 100 milímetros em algumas regiões.

Uma nota conjunta, emitida pela Defesa Civil e Epagri Ciram, aponta que o acúmulo de chuva deve ficar, em média, entre  70 a 100 mm nas regiões do Meio-Oeste, Planaltos, Vale do Itajaí e regiões litorâneas. Contudo, em casos pontuais, os valores podem ultrapassar os 100 mm.

Para o Extremo-Oeste e Oeste as precipitações devem ficar entre  40 a 70 mm.

Frente fria traz instabilidade e risco de temporais em SC

Apesar da melhora nos últimos dias, a mudança no tempo no Estado é devido à formação de uma frente fria, que traz instabilidade nesta quarta-feira.

Segundo a previsão da Defesa Civil, durante a manhã a chuva avança pelas áreas que fazem divisa com o Rio Grande do Sul e se espalha para as demais regiões de Santa Catarina.

“Há condições para temporais com chuva intensa em todas as regiões e o risco é moderado a alto para ocorrências como alagamentos, enxurradas, danos à rede elétrica e destelhamentos. O risco para deslizamentos é alto a muito alto no estado”, alerta o órgão estadual.

A Defesa Civil alerta que nas áreas em laranja do mapa (abaixo) risco é alto para ocorrências associadas a temporais e a chuva intensa. Nas áreas em amarelo o risco é moderado.

Além da chuva, os catarinenses também devem registrar casos de ventania. Segundo a Defesa Civil, nas regiões Oeste e Planalto Sul rajadas de vento podem atingir 60km/h. O risco é alto para destelhamento, danos na rede elétrica e queda de árvores.

Para quinta-feira, a chuva segue de forma contínua, com intensidade que varia de moderada a forte, especialmente no período da madrugada e manhã.

Os volumes elevados de chuva devem atingir, principalmente, a região entre o Meio-Oeste e o litoral. Nessas localidades, conforme a Defesa Civil, o risco é alto a muito alto para ocorrências como alagamentos, enxurradas, deslizamentos e inundações graduais. Já do Extremo-Oeste e Oeste o risco é considerado moderado a alto.

Queda na temperatura

A temperatura deve baixar rapidamente, ainda na noite de quinta-feira, em Santa Catarina. A Defesa Civil informou que no amanhecer de sexta-feira (13) as temperaturas ficam mais baixas, se comparadas com dias anteriores. Os termômetros devem registrar de 6 e 9°C na Serra e entre 10 e 15°C no restante do estado. A máxima não deve passar dos 18°C.

A chuva que é mais intensa na quarta e quinta, começa a perder a força na sexta-feira, porém, na metade Leste de Santa Catarina ainda deve ter chuva fraca. Isso ocorre devido ao fluxo de umidade do oceano em direção à costa.

Já nas áreas do Oeste o tempo deve ficar firme, por conta de uma massa de ar seco favorece a condição.

Condições do solo

A Defesa Civil emitiu um alerta por conta das condições geológicas, em Santa Catarina. De acordo com a nota, as regiões de Planaltos e todo o Vale do Itajaí, devido ao acumulado de chuvas registradas no estado nos últimos dias, apresenta condições geológicas para deslizamentos e estão em níveis de alerta.

“Todas as regiões do Estado já apresentam solo encharcado e ocorrências pontuais de movimentação de massa”, destacam os especialistas

A recomendação é para que a população fique atenta aos sinais, como de rachadura em paredes e encostas, inclinação de postes, árvores, muros e água vertendo do

Artigo anteriorCampanha de Multivacinação inicia dia 16 em Balneário Camboriú
Próximo artigoEnem garante recursos de acessibilidade para candidatos