SAMU Participa De Aula Com O Bope Para Atendimento De Tentativas De Suicídio

0
1047

Na manhã desta quarta-feira(21) o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Balneário Camboriú participou de uma aula de capacitação para atendimento em situações de tentativa suicídio, ministrada pelo Batalhão de Operações Especiais de Santa Catarina (BOPE), no 12° Batalhão de Polícia Militar. Cerca de 30 pessoas participaram do treinamento.

Diversas ocorrências de tentativa de suicídio são atendidas pelo SAMU, onde as possibilidades de atuação dos socorristas são limitadas pelas capacitações e liberdades legais. Muitas das vezes, essas ocorrências são atendidas em conjunto com a Polícia Militar, para que os socorristas possam entrar no local ou imobilizar a vítima. A aula buscou instruir os socorristas a prestar o atendimento necessário em situações que não seja necessário o acionamento da PM, e também os deixar capacitados para auxiliar no trabalho em equipe.

Foram abordados os temas de primeira intervenção em ocorrência de crise para pessoas com comportamentos suicidas, procedimentos técnicos de gerenciamento de crise, noções de programação neurolinguística e abordagem pessoal. ‘’Esse trabalho é feito desde 2014 em várias unidades do Estado, com Policiais Militares, Bombeiros, SAMU, com a intenção de padronizar a técnica, sempre trabalhando de forma conjunta”, relatou Major Vicente, um dos instrutores do BOPE. Ele o soldado Gabriel, integrante do COBRA, foram os dois instrutores da aula.

Conforme o coordenador do SAMU, Fabiano do Prado Bueno, essa aula foi de grande valia, mesmo que os socorristas já tenham conhecimento de técnicas e protocolos. “Uma instituição ímpar como o BOPE vindo para Balneário Camboriú para nos auxiliar em um atendimento especializado, com técnicas de abordagem e negociação, nos instruindo o que fazer ou não fazer, adiciona um know-how gigantesco para os atendimentos futuros”, disse.

No ano de 2017, em Balneário Camboriú, foram registradas 153 ocorrências de surto psicótico, dentro das quais se encontram as tentativas de suicídio. Em Janeiro do ano passado, ocorreram 20 casos de surto psicótico, enquanto este ano foram registradas 15.

Artigo anteriorDeputado Estadual Gelson Merisio, fala Sobre Anúncio Do Governo De Desativar Menos Da Metade Das Regionais
Próximo artigoFundação Cultural De Camboriú Abre Inscrições Para Competição De Dominó Em Duplas