Região sul terá 21 cursos gratuitos do Senar/SC em dezembro

0
425

Durante todo mês de dezembro, os produtores da região sul catarinense receberão 21 cursos gratuitos em 13 municípios. As capacitações são promovidas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) e acontecem em parceria com os Sindicatos Rurais para fomentar o conhecimento e aumentar a produtividade e a renda dos produtores e trabalhadores rurais. Em todo o Estado, serão 165 capacitações no mês para mais de 4.000 pessoas. Todas seguirão as normas determinadas pelos órgãos de saúde para prevenção e combate ao coronavírus.

São qualificações que ensinam técnicas para melhorar a gestão das propriedades e a desenvolver atividades de complementação de renda, como artesanato, confeitaria, produção caseira de alimentos, processamento de carnes e cultivo de plantas medicinais. Os cursos também englobam inclusão digital, operação e manutenção de máquinas agrícolas e organização das propriedades. No sul, destaque para os treinamentos sobre Rédeas, Culinária de Peixes e Frutos do Mar, Artesanato de Bordado e com Pintura, além de Cultivo Hidropônico de Hortaliças.

“O sul tem grande força no setor produtivo e destaca Santa Catarina no mercado brasileiro. É uma região importante para o agronegócio catarinense e que sempre terá nossa atenção na qualificação rural”, destaca o presidente do Sistema Faesc/Senar-SC, José Zeferino Pedrozo.

Para o superintendente do Senar/SC, Gilmar Antônio Zanluchi, os treinamentos promovidos são um diferencial na vida dos produtores, porque possibilitam o aumento de produção e renda. “Com esses cursos rápidos, eles podem inovar e empreender em seus negócios. São treinamentos que acontecem todos os meses em todas as regiões do Estado”.

Os interessados nos treinamentos devem procurar o Sindicato Rural do município para inscrições. As capacitações estão disponíveis no site do Senar/SC (www.senar.com.br), com especificação de carga horária, local e data.

PROGRAMAÇÃO DE DEZEMBRO NO SUL:

Evento Município Data
Doma Racional de Equídeos ARARANGUÁ 1 a 7
Inclusão Digital Rural – Informática Básica ARARANGUÁ 8 e 9
Inclusão Digital Rural – Informática Básica ARARANGUÁ 10 e 11
Inseminação Artificial em Bovinos – Araranguá ARARANGUÁ 14 a 17
Rédeas ARARANGUÁ 14 a 18
Culinária de Peixes e Frutos do Mar PALHOÇA 1 e 2
Cultivo Hidropônico de Hortaliças GOVERNADOR CELSO RAMOS 11 a 14
Processamento de Carne de Frango PRAIA GRANDE 1 e 2
Artesanato de Bordado PRAIA GRANDE 1 a 4
Produção Caseira de Pães e Biscoitos PRAIA GRANDE 9 a 11
Artesanato de Bordado SANGÃO 7 a 10
Culinária de Peixes e Frutos do Mar JAGUARUNA 14 e 15
Confeitaria JAGUARUNA 14 e 15
Processamento de Carne de Frango FORQUILHINHA 7 e 8
Artesanato com Pintura MELEIRO 14 a 17
Produção Caseira de Pães e Biscoitos MELEIRO 16 a 18
Inclusão Digital Rural – Informática Básica NOVA VENEZA 1 e 2
Inclusão Digital Rural – Informática Básica IÇARA 3 e 4
Artesanato com Pintura ANITÁPOLIS 1 a 4
Culinária de Peixes e Frutos do Mar SÃO JOSÉ 16 e 17
Artesanato com Pintura TIMBÉ DO SUL 7 a 10