Projeto de educação inovadora destaca o protagonismo juvenil

0
307
Foto: Turma de 2021 do projeto Futuros Disruptivos

A segunda edição do projeto Futuros Disruptivos – Geração de Criativos Sociais e Bio Inovadores – já tem data marcada para acontecer e vai atender cerca de 30  alunos da Rede Municipal de Educação de Balneário Camboriú. Durante três meses, estudantes de 11 a 14 anos, terão a experiência de acessar outras formas de aprendizagem e explorar novos conhecimentos. O lançamento do projeto ocorrerá nesta quinta-feira, 15 de setembro, às 14h, no Espaço Foyer da Univali em BC.

Foto: Turma de 2021 do projeto Futuros Disruptivos

O Futuros Disruptivos é um programa de aprendizagem criativa com o uso de metodologia de Design Thinking, que é focada na resolução de problemas e coloca o ser humano como centro do processo. A proposta é gerar nos adolescentes um espírito inovador e arrojado, com enfoque empreendedor, para dar respostas às questões socioeconômicas da região. Desta forma, espera-se que os estudantes qualificados se tornem os futuros transformadores criativos da cidade, trazendo um olhar disruptivo para os próximos serviços e empreendimentos da região.

O  projeto segue até novembro, com aulas às terças e quintas-feiras, no período da tarde, com o conteúdo organizado em 8 módulos. A programação abrange questões relacionadas ao indivíduo (auto descoberta e confiança), relacionamentos interpessoais (empatia e comunicação não-violenta), futuro (educação financeira e empreendedorismo), ambiente (turismo e sustentabilidade) e o indivíduo como agente de transformação – com oficinas práticas de elaboração de projetos, colaboração e co-criação e, ainda, prototipagem de ideias.

A secretária municipal de Educação de Balneário Camboriú, Marilene Rosana Severino Cardoso, enfatiza o sucesso da primeira edição do projeto, que teve 25 alunos, com idades de 9 a 14 anos. “A parceria já deu certo no ano passado e nossos alunos saíram transformados, e esse ano eu sei que não será diferente”, destaca, acrescentando que trazer o aluno para o centro do processo de aprendizagem, por meio de metodologias como a educação criativa, tem sido uma das propostas da Rede Municipal. “Esperamos que os nossos alunos tenham maior facilidade de resolver não só os problemas do currículo, mas os problemas cotidianos também”, pontua a secretária.

O projeto Futuros Disruptivos é desenvolvido por meio de uma parceria colaborativa da Univali, Prefeitura Municipal de Balneário Camboriú, Acibalc, Sebrae, Credifoz e Oceanic Aquarium.

Vídeo da primeira edição:

Artigo anteriorChuva, frio e chance de geada: saiba como fica o tempo nos próximos dias em SC
Próximo artigoGrupo Folclórico Tropeiros do Litoral na Semana Farroupilha em Camboriú