Programa leva saúde para escolas de Balneário Camboriú

0
1512

Neste ano, saúde faz parte do cronograma escolar de duas unidades de ensino de Balneário Camboriú. A cidade foi contemplada com o “Programa Saúde na Escola” dos Ministérios da Educação e Saúde. A iniciativa tem como objetivo combinar o ambiente escolar às práticas saudáveis, através de orientações feitas por enfermeiras e demais agentes da saúde às crianças e adolescentes de 09 a 15 anos. Participam do projeto o CEM Professor Armando César Ghislandi e o NEI Iate Clube.

Nas escolas municipais, três principais temas estão sendo tratados. São eles: segurança alimentar e nutricional (alimentação saudável), prevenção do uso/abuso de álcool, tabaco, crack e outras drogas e ações de combate ao mosquito Aedes aegypti. Durante as orientações, há dinâmicas em sala de aula sobre cada assunto tratado, para que de maneira mais lúdica sejam abordados assuntos de saúde pública.

Ana Júlia Oliveira, de 12 anos, assistiu à orientação sobre segurança alimentar e nutricional. “Estou gostando bastante, acho que precisamos manter da melhor maneira possível uma alimentação saudável. Já pratico várias das dicas que nos foram dadas aqui”, disse a estudante.

“Esse programa surgiu para ter essa integração, porque até alguns anos atrás, quando algum agente de saúde ia nas escolas fazer o papel de orientação e prevenção, era basicamente sobre sexualidade. Com o programa, podemos focar em outros temas de grande impacto para a prevenção de vícios e doenças dos mais diversos âmbitos”, explicou uma das enfermeiras da Secretaria Municipal de Saúde que participam do programa, Kellyn Vargas.

Vacinação

Além das orientações, o programa promove uma verificação de vacinação nas escolas. A imunização contra HPV e meningite foi ministrada para as crianças do NEI Iate Clube nesta quarta-feira (11). Já nesta quinta e sexta-feira (12 e 13), é a vez dos alunos do CEM Professor Armando César Ghislandi serem vacinados. O projeto tem previsão para seguir com atividades de orientação até o final do ano letivo, em novembro.

 

Artigo anteriorMais de 116 mil pessoas já passaram pela Vila da Regata em Itajaí
Próximo artigoSanta Catarina reduz ICMS entre contribuintes de 17% para 12%