PROCON BOMBINHAS ALERTA SOBRE CUIDADOS PARA NÃO CAIR NO GOLPE DO CARTÃO

0
34
Hand inserting ATM card into bank machine to withdraw money. businessman men hand puts credit card into ATM

Um novo golpe que rouba cartões tem feito diversas vítimas nos últimos dias na região. Durante um falso telefonema, a vítima é informada sobre uma compra em seu nome, sendo orientada a entregar o cartão para o suposto funcionário do banco.

 

O golpista liga para a vítima se passando por funcionário da agência bancária ao qual o consumidor está vinculado. O criminoso informa que houve uma compra em nome do indivíduo e pergunta se ele reconhece o valor. Ao dizer que não, o golpista solicita a senha e avisa que o cartão será cancelado. A vítima então é informada que um funcionário passará na sua residência para retirar o cartão. Logo após entregar, os criminosos realizam compras com o mesmo.

 

Para evitar cair no golpe, o Procon Bombinhas recomenda não informar dados pessoais, principalmente senhas, por telefone. Segundo a diretora do Procon, Maria Cristina da Silva, as instituições financeiras não solicitam senha por telefone. “As senhas são pessoais e não devem ser informadas a terceiros”, afirma. Por isso, ao receber esse tipo de ligação, é preciso desconfiar. Outra orientação é ficar atento às mensagens via WhatsApp, que também costumam ser alvo dos criminosos para aplicar golpes.

 

Caso o usuário seja vítima do golpe, o delegado da Polícia Civil de Bombinhas, Ricardo Melo, orienta fazer um boletim de ocorrência, inclusive através da delegacia virtual pelo site https://www.pc.sc.gov.br/servicos/delegacia-virtual. “É importante reforçar que as agências bancárias não adotam esse tipo de procedimento. Em caso de cancelamento ou problema com o cartão, a recomendação é entrar em contato diretamente com a agência da conta bancária, através dos canais oficiais de atendimento”, afirma. O delegado diz que a Polícia Civil já está investigando estes casos, buscando informações e imagens das câmeras de segurança para identificar a autoria.

 

Mais informações, entre em contato com o Procon Bombinhas pelo (47) 3361-6769 ou procon@bombinhas.sc.gov.br. O atendimento presencial acontece de segunda a sexta, das 12h às 18h, na Av. Leopoldo Zarling (esq. com a Rua Pardal) – anexo ao prédio da Secretaria de Turismo.