PREFEITURA DIVULGA PESQUISA DE DEMANDA TURÍSTICA 2020/2021

0
718

A Prefeitura de Bombinhas, por meio da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico – Setur, divulgou os dados da Pesquisa de Demanda Turística. A pesquisa da temporada 2020/2021 foi realizada pela empresa Lupi Associados Pesquisa e Marketing, através do Consórcio Intermunicipal de Turismo Costa Verde & Mar – Citmar, com aplicação nos dez municípios da região turística. O objetivo foi identificar o perfil do turista que visita a região, medindo o grau de satisfação do turista na sua estada.

De janeiro a março, foram realizadas 496 entrevistas em Bombinhas. Do total, cerca de 97,4% dos entrevistados eram brasileiros, com predomínio dos estados do Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina e São Paulo; e 2,2% eram estrangeiros vindos do Paraguai, 0,2% da Argentina e 0,2% de outros países. Em comparação ao ano anterior, houve aumento no número de brasileiros (de 77% para 97%) e queda no número de estrangeiros (de 23% para 2,6%).

Na pesquisa foi observado que o perfil do turista se manteve similar ao dos anos anteriores, com predominância de famílias (71,4%); de pessoas com no mínimo nível superior completo (57,7%) e com renda entre 4 e 10 salários-mínimos (43,5%). Além disso, o principal meio de transporte utilizado foi veículo próprio (94,8%), sendo a maior motivação para a viagem o lazer (99,6%). Cerca de 69% dos entrevistados afirmaram que já estiveram no município antes.

A pesquisa apontou que o tempo de permanência manteve-se igual ao ano anterior, sendo 7 dias. Já o gasto médio diário por grupo reduziu de R$ 932,00 para R$ 792,00. Também observou-se que o número de pessoas por grupo diminuiu de 5 para 4. Além disso, os dados mostraram que 48% dos entrevistados optaram por se hospedar em imóveis de aluguel, observando-se um aumento na procura por hotéis, pousadas e similares, de 28% para 42,6%.

Com relação à avaliação da infraestrutura e dos serviços, destacaram-se a hospitalidade (99,4% avaliaram como muito bom/bom); os atrativos naturais (98,4% avaliaram como muito bom/bom); a segurança pública (92,1% avaliaram como muito bom/bom) e a limpeza pública e conservação do entorno (89,3% avaliaram como muito bom/bom). Cerca de 99% dos entrevistados avaliaram a estada como muito bom/bom.

Com relação à pandemia, 77,2% avaliaram como muito bom/bom o cumprimento dos protocolos de prevenção a Covid-19. O resultado da pesquisa mostrou que, para 59% dos entrevistados, a pandemia não causou nenhum impacto nos planos de viagem. Já sobre a TPA, 65,7% dos entrevistados concordaram com a cobrança da taxa, e 39,3% com o valor cobrado.

Os resultados completos estão à disposição para download no link . Já as pesquisas regionais podem ser conferidas no www.citmar.sc.gov.br.

Artigo anteriorSINE de Itapema inicia a semana com 50 vagas de emprego
Próximo artigoAgenda em Brasília trata sobre medidas para SC ampliar negócios internacionais