PREFEITURA DESENVOLVE PROGRAMA PARA ENSINAR BONS HÁBITOS DE HIGIENE E SAÚDE BUCAL ENTRE AS CRIANÇAS

0
280

Após um longo período de suspensão das ações educativo-preventivas e diminuição dos tratamentos em saúde bucal, motivado pelas restrições impostas do Covid-19, provocou na população uma demanda acumulada por procedimentos odontológicos de tratamento e reabilitação, além das crianças nas escolas terem ficado sem o desenvolvimento das atividades preventivas pelas equipes de saúde bucal.

Passado a fase aguda da pandemia, retornou-se à normalidade dos atendimentos odontológicos nas Unidades Básicas de Saúde, acolhendo aos pacientes, executando procedimentos preventivos e restauradores, encaminhando as demandas de especialidades, sem deixar de evidenciar, explicar, de forma fundamentada, as causas das principais doenças bucais e, principalmente, como preveni-las para a recuperação e/ou manutenção da saúde bucal.

Da mesma forma, nas escolas, onde capacitamos professoras e monitoras para auxiliarem as crianças no desenvolvimento do bom hábito em saúde bucal, através da escovação supervisionada indireta; orientamos aos alunos, com relação aos utensílios de higiene oral e como utilizá-los, objetivando maior eficácia de limpeza; aplicação de flúor concentrado para fortalecer o esmalte dos dentes; busca ativa de cáries/gengivite e notificação aos pais para procurar a Unidade de Saúde para tratamento e participação em reuniões de Pais para que sejam parceiros no cuidar da saúde de seus filhos. A Equipe de Saúde Bucal do Mariscal desenvolve atividades educativo preventivas com o CEI Sítio do Pica Pau Amarelo (82 crianças) e EBM Manoel José da Silva (518 alunos).

“É de suma importância para a vida dos nossos munícipes que os bons hábitos de higiene bucal sejam semeados de uma forma frequente, fundamentada e assídua. A fim de que as nossas orientações sejam absorvidas e a colheita de sorrisos saudáveis seja plena, durante todos os ciclos da vida”. Declara o Dentista Carlos T. Yamanaka.

 

PROGRAMA SAUDE BUCAL NAS ESCOLAS

Artigo anteriorInscrição para o Observa SC – Edição Itapema estão abertas
Próximo artigoPREFEITURA DIVULGA VENCEDORES DO CONCURSO FOTOGRÁFICO CERCA RAPAZI