Prefeitura de Lages terá que pagar indenização por sumiço de jazigos em cemitéri

0
1112
Taina Borges/Núcleo de Comunicação Institucional do TJSC/Comarca de Lages

A prefeitura de Lages foi condenada a pagar uma indenização no valor de R$ 20 mil às famílias que foram prejudicadas com o sumiço dos jazigos no cemitério municipal Nossa Senhora da Penha. Os casos aconteceram em 2014. Na época, o funcionário responsável pela administração do cemitério foi exonerado da prefeitura.

A mulher, que ingressou na Justiça pedindo indenização por danos morais, teve o pai sepultado em 1985. Mas, anos depois, o túmulo, jazigo e restos mortais sumiram do local. As administrações do cemitério e do município informaram à mulher que o espaço havia passado por reformulações e alguns túmulos foram retirados, mas não souberam afirmar o paradeiro dos ossos do pai. Além disso, o terreno, onde era para estar esse jazigo, também foi concedido à outra família de forma irregular.

O mesmo aconteceu com outras pessoas. Um mesmo terreno foi vendido para duas pessoas diferentes. E um desconhecido foi sepultado no local que deveria estar apenas uma família.

De acordo com a decisão da justiça, as duas famílias prejudicadas vão ter que receber da prefeitura, cada uma, R$ 10 mil, por danos morais. Além disso, o município terá que fazer a transferência dos ossos sepultados irregularmente e encontrar os restos mortais que sumiram.

“Em ambos os processos, as autoras tinham a concessão perpétua dos terrenos. Além disso, não há provas de que foram notificadas para regularizar a documentação e de que não fizeram o recadastramento”, informa a nota da justiça.

A prefeitura tem três meses para cumprir a decisão. Em caso de descumprimento pode ter que pagar uma multa no mesmo valor da ação. A administração municipal disse que vai recorrer da decisão.

Fonte: NSC

 

Artigo anteriorIdosa morre após ter cabeça atingida por elevador no Vale do Itajaí
Próximo artigoDefensoria diz que 11 de 55 presos mortos em massacre de Manaus não haviam sido julgados