Prefeita de Itapema Nilza Simas inaugura Projeto Doce Cuidar

0
39

As crianças e adolescentes agora terão um espaço voltado para atendimento em Itapema. Nesta sexta-feira (05/02) a Prefeita Nilza Simas realizou a cerimônia de entrega do Centro Intersetorial Especializado Infantojuvenil Doce Cuidar.

Foto divulgação

Por conta das medidas de prevenção ao coronavírus, o evento não foi aberto ao público e contou com a presença apenas dos vereadores e membros da equipe do Governo Municipal.

O objetivo do projeto  é realizar ações por profissionais de diversas áreas, voltadas à promoverão da saúde, educação, cultura e assistência social de crianças e adolescentes com até 13 anos e 11 meses de idade, no intuito de minimizar os agravos do desenvolvimento infantil. 

O local fica localizado na Rua 402-B (em frente a Escola Bento Elói Garcia) e conta com nove salas de atendimento para psicologia, fonoaudiologia, psicopedagogia, além de consultório odontológico, consultório médico e espaço para oficinas culturais. Um dos diferenciais do Doce Cuidar é uma sala de escuta preparada para gravação em áudio e vídeo dos atendimentos realizados em crianças e adolescentes encaminhadas pelo Ministério Público, e o material coletado será utilizado para os processos judiciais.

Todas as atividades serão realizadas por meio de parceria entre as Secretarias Municipais de Saúde, Educação, Assistência Social e Lazer e Turismo, Cultura, Esporte e Desenvolvimento Econômico. “Entregar esse espaço é mais um passo na luta de igualdade, reconhecimento e principalmente no desenvolvimento integral das nossas crianças”, contou a Secretária de Educação, Alessandra Simas Ghiotto.

“Iniciar um segundo mandato entregando um espaço como este demonstra que estamos no caminho certo. É um sentimento de dever cumprido para com as nossas crianças e adolescentes. Aqui elas serão acolhidas, escutadas e principalmente cuidadas”, destacou a Prefeita Nilza Simas. 

Atendimento

O atendimento das crianças e adolescentes será com encaminhamento das unidades escolares de ensino. A equipe do Doce Cuidar também fará visitas nas escolas para levantar casos e orientar as equipes escolares.