Prazo para participar do Itajaí Decide vai até 20 de outubro

Ferramenta de consulta definirá prioridades dos cidadãos sobre a mobilidade urbana e transporte público da cidade

0
1096

A ferramenta de consulta popular do Município, o Itajaí Decide, está com o prazo estendido para votação até 20 de outubro. Nesta primeira etapa, o questionário participativo trata do transporte público e da mobilidade. A medida foi tomada para aumentar a participação popular sobre um assunto de grande importância para a gestão pública e o dia a dia das pessoas em Itajaí.

Acesse e participe!

O site é um instrumento interativo de consulta popular para diversos assuntos, desde a realização de obras até a implantação de novos serviços. O primeiro tema é a mobilidade urbana, em especial o transporte público. O cidadão poderá opinar sobre a prioridade do pedestre, tarifa única, ar-condicionado e Wi-Fi nos ônibus.

Como funciona o Itajaí Decide

Cada cidadão deverá se cadastrar para conhecer as propostas de obras e melhorias do Município de Itajaí. Por meio do acesso, poderá votar e opinar sobre cada proposta. Além de definir os temas das consultas, o site também conta com um espaço de sugestões, onde a população pode propor e discutir soluções para questões da cidade.

As propostas populares com maior relevância serão analisadas e implementadas pelo poder público, de acordo com sua legalidade, viabilidade e custo de realização.

Os cadastros no site são validados após consulta ao sistema do Tribunal Regional Eleitoral (TER) para garantir a participação exclusiva de moradores de Itajaí nas discussões e votações. As propostas terão um tempo limite para votação e discussão, sendo que aquelas que alcançarem mais de 50% dos votos terão as propostas implementadas pela Prefeitura.

Com o Itajaí Decide, a Prefeitura de Itajaí implantará uma gestão mais transparente, participativa e democrática no município ao possibilitar à população ser realmente parte do poder público.

Em Itajaí a democracia acontecerá no dia a dia, com a participação efetiva dos itajainenses tanto na definição de demandas e prioridades das comunidades, como na resolução dos problemas e na construção do futuro da cidade.

Artigo anteriorSábado tem Encontro de Mulheres Empreendedoras de Camboriú
Próximo artigoNovos Agentes de Combate a Endemias de Itapema recebem treinamento