Porto de Itajaí recebe novo desembarque de veículos importados e ultrapassa a marca de 31 mil unidades

0
1071

Na última semana, o berço 3 do Porto de Itajaí recebeu mais uma atracação de veículos importados da General Motors (GM).O navio de bandeira panamenha com 180 metros de comprimento por 32 de boca (largura) trouxe a bordo 840 veículos dos modelos Equinox e Camaro, totalizando 1.455.680 quilos.

A embarcação partiu do Porto de Cartagena (Colômbia), e fez escalas diferenciadas nos Portos de Altamira e Vera Cruz, ambos no México, onde foram embarcados todos os veículos. Já no Porto de Itajaí, sua atracação ocorreu no berço 03 (porto público), às 8h20.

Em pouco mais de um ano de operações, agora o número de atracações chega a 26 desembarques. A primeira atracação ocorreu em 09 de junho de 2018, quando foram desembarcados 500 veículos do modelo Cruise.

O somatório atual com a vigésima sexta atracação totaliza a marca de 31.482 veículos importados pela montadora General Motors/Chevrolet desembarcados no Porto de Itajaí.

De acordo com informações da Gerência de Operações da Superintendência do Porto de Itajaí, as operações seguem um cronograma de desembarque com uma movimentação em média de 70 a 90 veículos por hora. Todos os trabalhos de deslocamento de veículos são realizados por equipes de trabalhadores portuários avulsos (TPAs) de categorias diferenciadas, utilizando-se do recinto alfandegado do porto público.

Esse tipo de movimentação em portos é conhecido pelo sistema ROLL ON ROLL OFF – quando os veículos são conduzidos para fora do navio e encaminhados para uma área primária do porto.

“Todo o nosso empenho para consolidar Itajaí na movimentação de cargas de automóveis é motivo de orgulho e satisfação. Receber quase trinta navios deste porte, em pouco mais de um ano, reflete o quanto o Porto de Itajaí é importante para esse tipo de operação”, destaca Volnei Morastoni, prefeito de Itajaí.

A próxima atracação com veículos da GM está programada ainda para este final de mês. Com o próximo desembarque, o Porto de Itajaí poderá ultrapassar a marca de mais de 33 mil veículos da montada GM.

“O Porto de Itajaí já é uma referência quanto as operações Roll on Roll off, e certamente nos credencia para cada vez mais nos qualificarmos no mercado portuário do país”, conclui Fábio da Veiga, Superintendente do Porto de Itajaí.

Artigo anteriorPorto Belo lança Sala do Empreendedor
Próximo artigoBalneário Camboriú está entre as cidades catarinenses que mais abriram empresas