Porto Belo inicia programa voltado para a saúde das mulheres

0
102

O Governo do Município de Porto Belo através da Secretaria de Saúde lançou nesta semana o Programa “Cuidando Delas”, voltado exclusivamente para a saúde da mulher. O objetivo é desenvolver ações que contribuam para a garantia da saúde integral e o bem-estar das mulheres, tratando patologias que interferem na qualidade de vida física, social, emocional e/ou material da mulher.

Inicialmente o Programa colocará em prática o Protocolo Municipal de Inserção do Sistema Intrauterino de Levonorgestrel (mirena ou similares), com colocação gratuita de DIU Hormonal em pacientes com patologias que possuem indicações para a terapia hormonal.

É importante destacar que o programa e a colocação do DIU Hormonal não têm finalidade única de contracepção, mas o tratamento de doenças como adenomiose, hipermenorragia, sangramento uterino anormal, endometriose, história de hiperplasia endometrial ou pacientes que estejam aguardando cirurgia ginecológica. Todas as patologias precisam ter comprovação médica.

De acordo com a secretária de saúde Jainara Nordio, a iniciativa visa promover a melhoria das condições de vida e saúde das mulheres. “Nosso objetivo é dar acesso aos meios e serviços de promoção, prevenção, assistência e recuperação da saúde destas mulheres, facilitando o acesso a um recurso que nem todas conseguem custear, através do sistema público de saúde do nosso Município” – explica a secretária.

Para ter acesso ao programa, as interessadas devem procurar a Unidade Básica de Saúde do bairro onde moram, passar por consulta médica e solicitar encaminhamento para médico ginecologista, que fará avaliação da paciente, buscando identificar se atende aos critérios de elegibilidade para o uso do DIU hormonal.

Artigo anteriorSine tem mais de 6 mil vagas abertas em Santa Catarina
Próximo artigoSIME de Balneário Camboriú divulga mais de 420 vagas de emprego