A Ponte Hercílio Luz, em Florianópolis, deve ter uma operação de transferência de carga na noite desta segunda-feira (3), segundo o governo do estado. Os trabalhos estão marcados para começar às 22h, caso o tempo esteja favorável. Não haverá interrupção no trânsito, mas o canal marítimo abaixo da estrutura será fechado.
A ação deve ocorrer ao longo de quatro noites consecutivas. Após a operação, 80% do peso da ponte voltarão a ser sustentados pela própria estrutura. A data da transferência de carga foi marcada em reunião no escritório da empresa Teixeira Duarte, responsável pelas obras.
O governo afirmou que o tráfego na ponte deve reabrir em 30 de dezembro deste ano. A data foi repassada ao estado pela construtora responsável pela restauração da estrutura, que liga a Ilha de Santa Catarina ao Continente.
Por enquanto, a ponte está apoiada em uma espécie de cavalete, segundo o secretário de Estado de Infraestrutura, Carlos Hassler. A mudança com a transferência da carga será imperceptível, pois a movimentação será de milímetros.
A secretaria está em contato com a Marinha para auxiliar no controle do tráfego marítimo.
Transferência em 2017
Uma operação de transferência de carga na Ponte Hercílio Luz já havia ocorrido em 2017. A etapa levou quase quatro horas. Na ocasião, 20% da carga foi transferida para uma estrutura provisória abaixo da ponte.
Fonte: G1SC