Polícia prende sete caçadores que estavam reunidos comendo animais silvestres

0
941

Polícia Militar prendeu sete caçadores neste fim de semana. Eles estavam reunidos para caçar e comer animais silvestres em Indaial. A reunião foi localizada pela PM, PM Ambiental e pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). O flagrante ocorreu na tarde de sábado (18).

Os homens estavam em uma caminhonete e em um rancho que fica dentro do Parque Nacional Serra do Itajaí, onde são proibidas atividades que possam causar qualquer dano à fauna, à vegetação nativa e aos recursos hídricos. No veículo, os policiais encontraram quatro pistolas e carabinas de pressão.

No imóvel, as autoridades dois rifles, uma espingarda, uma armadilha e dois radiocomunicadores. Com os caçadores ainda havia três carcaças de tatu, munições intactas e deflagradas, facas, facões, lanternas. Um dos animais silvestres, inclusive, já havia sido preparado, frito, e servido como uma iguaria aos integrantes do grupo.

Os caçadores têm entre 26 e 68 anos e foram levados ao Presídio Regional de Blumenau. Ainda no fim de semana, porém, eles foram soltos mediante medidas cautelares — como o uso de tornozeleira eletrônica e a proibição de acesso a qualquer área do Parque Nacional Serra do Itajaí.

Eles irão responder por dois processos: na esfera criminal, estão sujeitos a penas que podem ultrapassar quatro anos de reclusão, além de multa. Já administrativamente, as multas aplicadas pelo ICMBio pode variar de R$ 1 mil a R$ 3 mil para cada um dos sete caçadores envolvidos no crime.

Artigo anteriorCarlos Moisés assina carta de governadores contra Bolsonaro
Próximo artigoColuna Pelo Estado: Entrevista Maurício Eskudlark