Uma perícia realizada pelo CBMSC (Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina), na manhã desta segunda-feira (16), apura as circunstâncias da explosão registrada em um hotel localizado na avenida Beira-Mar Norte, em Florianópolis.
A explosão ocorreu no interior do estabelecimento por volta das 14h20 de domingo (15) e deixou duas pessoas feridas, entre elas, uma funcionária. O Slaviero Baía Norte Hotel se encontra interditado.
De acordo com o CBMSC, a perícia iniciou às 8h sob coordenação do tenente De Paula. O laudo deve ser gerado em até 30 dias após a coleta das informações.
A perícia deve esclarecer, entre outras questões, o que causou a explosão e onde ela ocorreu. A suspeita inicial, pelas características e relatos iniciais, é que o estouro tenha sido provocado por um possível vazamento de gás.
Será apurado se a explosão foi na cozinha ou na área da caldeira – que faz o aquecimento da água do hotel e da lavanderia, local mais danificado no prédio.
Fotos e coleta de depoimentos vão ajudar o trabalho das equipes, que deve durar alguns dias.
Defesa Civil recomenda reparos
A Defesa Civil municipal foi acionada logo após a explosão ainda na tarde de domingo. O secretário Municipal de Segurança Pública, coronel Araújo Gomes, e o prefeito de Florianópolis, Topázio Silveira Neto (Republicanos), também estiveram no local.
O órgão constatou que não há risco estrutural na edificação. A explosão atingiu o primeiro andar do hotel e o primeiro e segundo pavimento do subsolo.
Segundo a Defesa Civil, o hotel está interditado para uso regular. Foi recomendado que a rede hoteleira que administra o espaço contrate profissionais técnicos habilitados, tais quais engenheiro civil, mecânico e eletricista, para a adoção de medidas corretivas.
O hotel deve, então, apresentar um plano de trabalho para a Defesa Civil municipal, que realizará uma nova vistoria após os reparos. Conforme a análise dos técnicos, o hotel poderá ser liberado e voltar às atividades. Não há prazo para que o hotel execute essa ação.
Slaviero
A rede Slaviero Hotéis informou que irá emitir um novo comunicado sobre a situação do estabelecimento e o estado de saúde da funcionária até o final da tarde desta segunda.
No domingo, a rede divulgou uma nota informando que os bombeiros foram chamados imediatamente após a explosão. Confirmou que “uma colaboradora ficou ferida e foi encaminhada para um hospital próximo, onde recebe todo o apoio e será também posteriormente acolhida por nossa equipe e cuidados”.
A rede hoteleira informou ainda que o prédio foi interditado e os hóspedes presentes e os com entradas previstas entre o domingo e a segunda foram realocados em um outro hotel parceiro da região.
Relembre o caso
A explosão foi registrada na tarde deste domingo no Slaviero Baía Norte Hotel. Duas pessoas ficaram feridas. Uma delas passava em frente ao hotel, quando foi atingida por estilhaços.
A outra vítima é uma funcionária do estabelecimento que estava no interior no momento do ocorrido. Ela teria sofrido queimaduras de primeiro e segundo grau e foi conduzida para o hospital em estado grave.
A via sentindo Centro e bairro da avenida Beira-Mar Norte foi fechada para o tráfego enquanto os Corpo de Bombeiros Militar avaliava a estrutura.
Segundo os bombeiros, a suspeita é de que a explosão no interior do estabelecimento tenha ocorrido por vazamento de gás.
Informações é que tinham 31 adultos e uma criança no hotel, mas havia poucos apartamentos ocupados no exato momento da explosão. Os hóspedes que estavam no prédio foram retirados pela porta de emergência no fundo do hotel.
Por volta das 16h30, com a estrutura do prédio preservada e o local periciado pelos bombeiros e pela Polícia Científica foi autorizada a entrada dos hóspedes para retirada dos seus pertences. Eles foram realocados em outra unidade da rede hoteleira.