Painel Fesporte promove debate sobre calendário e políticas públicas para esporte no último dia de evento

0
1230

Foto: Antonio Prado/Fesporte

Painel Fesporte Para Dirigentes Esportivos encerrou nesta quarta-feira, 9, tendo o calendário e políticas públicas para o esporte como os principais temas do último dia. O evento teve inicio segunda-feira, dia 7, em São José, os principais líderes para discutir a principais ações no campo esportivo para o ano de 2022.

Nos dos primeiros dias, o Painel abordou a importância da ciência e os protocolos de segurança para o sucesso dos eventos esportivos na pandemia, gestão e Projetos Esportivos, Convênios e Manuais de Proponente e Convenente, além Bolsa Atleta. O evento contou com a presença de Renan Dal Zotto, Técnico Seleção Brasileira de Voleibol, e Rafael Westrupp, presidente da Confederação Sul-Americana de Tênis.

Pela manhã desta quarta-feira, a palestra foi com a equipe técnica da Fesporte, responsável pelas competições. O calendário e o regulamento técnico das competições estiveram em debate. O diretor técnico da Fesporte, Marcelo Brigadeiro, destacou a importância desse encontro presencial e da participação dos dirigentes na execução e construção do modelo existente, já que este está em constante evolução.

A gerente de Esporte de Base e Inclusão, Josélia Teixeira, apresentou a estrutura dos eventos, com destaque para os escolares. Ela falou do retorno do Moleque Bom de Bola e da expectativa em realizar o calendário 2022 em sua plenitude. Também ficou registrado o apoio e o comprometimento com o paradesporto. Marcelo Scharf, da Gerência de Rendimento, fechou a manhã trazendo detalhes sobre as competições, especialmente no esporte de rendimento.

No período da tarde, as discussões começaram com Projetos da Fesporte para 2022, tendo como palestrante Jeferson Ramos Batista, Gerente Políticas Públicas e Projetos Esportivos. Durante sua explanação, ele detalhou os novos projetos da Fundação a serem implantados durante o ano como o Projeto de Iniciação Esportiva Escolar (Pide) e Mexa-se, além da Inventariação de Instalações Esportivas, que está sendo desenvolvida, e as Arenas de Verão, que já foram implantadas em 12 municípios.

Projetos

Sobre o Pide, Batista destacou que o projeto tem por objetivo ofertar práticas esportivas para crianças na faixa etária de 10 a 16 anos que estejam regularmente matriculadas na rede de ensino público estadual e municipal a fim de promover a iniciação esportiva no estado de Santa Catarina, inclusive os esportes paralímpicos. Pelo projeto, o Governo do Estado disponibilizará mais de 500 bolsas para estudantes universitários de Educação Física que irão desenvolver projetos de iniciação esportiva. Esses projetos terão acompanhamento da Fesporte, universidades parceiras e entidades beneficiadas, e deve alcançar 20 mil crianças e adolescentes.

O projeto Mexa-se, por sua vez, com a parceria dos municípios, visa estimular e desenvolver a prática de atividade física para adultos e idosos, com foco na prevenção e promoção da saúde no âmbito das políticas públicas.

Jeferson destacou ainda a inventariação esportiva, ou georreferenciamento esportivo em que toda infraestrutura esportiva dos municípios catarinenses está sendo mapeada desde 2020. Esta ação, pioneira no país, permitirá mapear todos os locais de competições esportivas e obter um panorama das condições das instalações, facilitando o planejamento e implantação de políticas públicas em cidades catarinenses.

Pelo mapeamento, o público poderá acessar informações sobre número e condições de quadras, campos de futebol, pistas, ginásios, canchas, piscinas, entre outros. Detalhes como dimensões das estruturas esportivas, banheiros, capacidade de público, vestiários, equipamentos, mapas de localização (via google maps) e fotos poderão ser vistos pelos usuários.

Por fim, foi apresentada a Pesquisa Estrutura e Governança do Esporte em Santa Catarina, que está sendo desenvolvida pela Fesporte em parceria com o Instituto de Pesquisa Inteligência Esportiva (IPIE) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e o Núcleo de Gestão e Marketing Esportivo (Nepegem), da Udesc. Segundo Jeferson,  objetivo é mapear informações a respeito da realidade esportiva nos municípios de Santa Catarina, a fim de que os dados coletados possam subsidiar a tomada de decisões mais precisas no que tange à políticas de esporte e lazer.

Finalizando sua palestra, Jeferson destacou o impacto positivo da implantação das Arenas de Verão em 12 municípios que estão levando esporte e lazer de qualidade aos catarinenses. Gabriela Boff, superintendente da Fundação de Esportes de Navegantes, fez uma intervenção afirmando que mais de 2 mil pessoas já passaram pela Arena de Navegantes nos finais de semana desde que foi implantada, dia 15 de janeiro.

O último momento do debate do Painel Fesporte foi sobre o novo sistema operacional das competições da Fesporte e Programas da instituição para 2022. Apresentado por Rafael Müller, diretor de tecnologia da Placar Soft, empresa que implantará o programa tecnológico, a nova ferramenta permitirá que todas ações da Fesporte, como jogos, construção de tabelas, pontuações, cadastro de atletas, entre outros, possam ser feito tudo digitalmente e on-line, com a integração de todos os setores que compõem o processo esportivo, o que trará além de transparência, precisão e agilidades nos processos.

Artigo anteriorCasan vai ampliar capacidade de abastecimento em Rancho Queimado
Próximo artigoDetrami fará vistoria em veículos de transporte escolar