Pacientes De Balneário Piçarras Fazem Cirurgia No Mutirão De Cataratas

0
1333

Por meio de convênio com Governo do Estado, município zerou a fila de espera para a cirurgia

A Secretaria de Saúde de Balneário Piçarras informa que 100 pacientes passaram pelo procedimento cirúrgico durante o Mutirão de Cataratas – batizado de Projeto Ver. Inicialmente, 80 cirurgias haviam sido liberadas pela Secretaria de Estadual de Saúde à cidade, que articulou para um incremento para beneficiar mais pessoas.

“Assim que anunciamos o Mutirão, mais pacientes nos procuraram com o problema de visão e tivemos de intermediar junto ao Estado um aumento nas cirurgias. Felizmente fomos atendidos e conseguimos pôr um fim à demanda de cirurgias de Balneário Piçarras”, afirma o secretário, Vinício José Santos.

O secretário de Estado da Saúde, Acélio Casagrande, acompanhou na terça-feira, 27, o andamento do Projeto. “É muito gratificante conversar com essas pessoas que já não enxergavam, algumas há quatro, outras há 8 anos, e agora poderem enxergar novamente. Por isso nossa alegria e satisfação em proporcionar uma nova vida a eles, junto com esses profissionais incríveis que atuam no projeto. Vamos continuar trabalhando para melhorar cada vez mais”, comentou.

A moradora de Balneário Piçarras, Aldenora Cavalcante de Freitas, 65 anos, que esperava na fila há cinco anos, foi uma das pacientes beneficiadas. “A cirurgia foi um sucesso. Agradeço a Secretaria de Saúde e aos profissionais. Já estou enxergando muito bem graças a esses excelentes profissionais”, agradeceu.

As cirurgias foram realizadas no Hospital de Penha, após convênio com a Secretaria de Saúde do Estado. De acordo com o diretor do Hospital, Nilson Moya, as cirurgias foram desenvolvidas por uma equipe altamente técnica, que foi contratada exclusivamente para realizar os procedimentos em pacientes de todas as cidades da região da Amfri.

​A doença

A catarata ocular é uma doença em que o cristalino, a lente natural dos olhos, perde sua transparência e começa a ficar opaco. Ela pode causar perda parcial ou total da visão, além de deixar a visão turva ou embaçada, diminuir a visão noturna e causar fotofobia.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a catarata é responsável por 47,8% de todos os casos de cegueira no mundo. Entre as pessoas com mais de 65 anos, quase metade sofre com o problema.

Artigo anteriorTeatro Bom Demais em Bombinhas
Próximo artigoTranscatarina Atinge Público Que Busca Por Adrenalina, Diversão E Novidades