Operação desarticula esquema de furtos de cargas em SC

0
148

Uma operação nesta quarta-feira (5) desarticulou uma organização criminosa responsável por pelo menos dez furtos de cargas em Joinville e outras cidades de Santa Catarina e do Paraná. A ação conjunta entre as Polícia Civil do Paraná (PCPR) e Polícia Civil de Santa Catarina resultou no cumprimento de 39 ordens judiciais nos dois Estados

As ordens judiciais cumpridas atendem a prisões preventivas, bloqueios de contas, busca e apreensão, além de um sequestro de veículo.

O foco das investigações da polícia do Paraná revelou que a organização recrutava motoristas para simular furtos de cargas, e posteriormente furtavam as mercadorias e os caminhões.

As ações simultâneas tiverem início em Curitiba, capital paranaense, e em Santa Catarina ocorrem nas cidades de São Francisco do Sul, Barra Velha, Santa Rosa do Sul, Tijucas, Morro da Fumaça, além de Joinville.

Furtos de cargas simulados

Segundo o delegado André Feltes, as apurações demonstraram uma organização criminosa com estrutura bem elaborada. “Identificamos que a organização criminosa era bem dividida, com uma organização de tarefas bem nítida” disse.

Para cometer os crimes, os líderes acompanhavam os motoristas até os locais onde iriam dormir, enquanto outro integrante desativava o sistema de rastreamento e permanecia com eles até a carga ser ocultada. Somente então os motoristas se dirigiam à delegacia para registrar o falso boletim de ocorrência.

Os suspeitos agora são investigados por uma série de crimes, incluindo organização criminosa, falsa comunicação de crime, adulteração de sinal identificador de veículo automotor e furto qualificado.

Artigo anteriorColuna Pelo Estado: Acordo salva o Universidade Gratuita
Próximo artigoItajaí implanta sinalização e equipamentos para o setor verde do estacionamento rotativo