Obras de prevenção amenizaram impacto das chuvas em Balneário Camboriú

0
116

Após um fim de semana que registrou mais de 100mm acumulados de chuva em Balneário Camboriú, a Defesa Civil da cidade não registrou nenhuma ocorrência grave, além de deslizamentos de terra pontuais e duas quedas de árvore. O baixo número de ocorrências se deve, sobretudo, às obras preventivas feitas pelo Município nos últimos meses.

As Avenidas das Flores e dos Estados não tiveram problemas com alagamentos neste final de semana. Isso se deve aos resultados das últimas atualizações relacionadas à drenagem, como a limpeza de galerias para desassorear as tubulações nas vias em questão.

A limpeza das mais de 11 mil bocas de lobo presentes na cidade é feita de forma contínua em Balneário Camboriú, garantindo o rápido escoamento das águas das chuvas. Em 2023, a Secretaria de Obras chega ao quarto ciclo de limpeza pelas ruas dos bairros. Nesta semana, os trabalhos já iniciaram no Bairro das Nações, pela Rua Venezuela.

Para garantir a recuperação dos cursos d’água na cidade, a Empresa Municipal de Água e Saneamento de Balneário Camboriú (EMASA), realizou obras de dragagem no Rio das Ostras, Rio Marambaia e, mais recentemente, no Rio Peroba. Com as últimas chuvas registradas, nenhum dos rios da cidade ultrapassaram os leitos, resultado do desassoreamento realizado.

No Rio das Ostras, as obras de limpeza, dragagem e readequação da calha contemplaram praticamente todo o curso, sendo aguardado atualmente o Licenciamento Ambiental para a retirada de sedimentos do trecho final do rio. No Rio Marambaia, mais de 6 mil m³ de sedimentos já foram retirados na parte visível do rio. A segunda etapa da limpeza já iniciou, desta vez nas galerias, a partir da nascente. Já no Rio Peroba, as obras contemplaram os 100% da extensão do curso das águas, sendo retirados 17 mil m³ de sedimentos acumulados ao longo dos anos.

“É por nos preocuparmos com o bem-estar e segurança da população de Balneário Camboriú que providenciamos sempre obras e manutenções nos mais diversos setores. É gratificante ver que essas obras deram resultados positivos, neste fim de semana tivemos essa comprovação. Mesmo assim, vamos manter equipes da prefeitura de prontidão caso seja necessário ao longo dos próximos dias, já que temos previsão para mais chuvas”, salienta o prefeito Fabrício Oliveira.

LIMPEZA APÓS AS CHUVAS

Equipes da Secretaria de Obras do município dividiram-se em uma força-tarefa para garantir a limpeza viária, de rios e o desentupimento de algumas bocas de lobo que apresentaram problemas pontuais. Todo o trabalho é feito em paralelo a serviços rotineiros da secretaria.

Durante a manhã e a tarde desta segunda-feira (09), a Rua Israel, no Bairro das Nações, foi varrida e lavada após registrar acúmulo de água. Equipes também trabalharam na limpeza do leito do canal Marambaia e no recolhimento de folhas por toda a cidade.

Artigo anteriorSom&Sol – Música na Rua retorna a Itapema neste sábado
Próximo artigoDos 135 municípios atingidos pela chuva, 82 decretaram situação de emergência em SC; veja quais