Nuvem gigante ‘shelf cloud’ se forma em Santa Catarina

0
690

Uma nuvem imensa conhecida pelos meteorologistas como “shelf cloud”, na tradução, nuvem prateleira, foi fotografada nesta manhã de quinta-feira (30) no Centro Integrado de Gestão de Riscos da Defesa Civil, no bairro La Salle, em Xanxerê, no Oeste de Santa Catarina.

Nuvem em Xanxerê nesta quinta-feira – Foto: Luciano Peri/Arquivo pessoal/NDNuvem em Xanxerê nesta quinta-feira – Foto: Luciano Peri/Arquivo pessoal/ND

Essa nuvem é longa, baixa e com densa camada horizontal.  O Coordenador Regional da Defesa Civil, Luciano Peri, diz que as shelf clouds se formam quando o ar mais quente eleva-se acima de uma camada de ar mais frio, uma associação entre calor e umidade. “Durante este processo, o ar aquecido condensa rapidamente, gerando o aspecto característico da nuvem”, explicou.

Uma das principais características dessa nuvem é se mover de forma bem rápida, com isso produz ventos fortes por onde passa. O profissional diz que essa formação acontece antes da chegada de tempestades com raios, ventos e até granizo. Por mais bonita que pareça ser, esse fenômeno pode causar alagamentos e destelhamentos.  “O movimento acelerado das shelf clouds, ocorrido em alguns casos, produz ventos muito fortes e danosos que acontecem antes de uma tempestade”, completou.

Com a passagem da nuvem pela região, as cidades de Lajeado Grande, Xaxim e Vargeão registraram queda de granizo pequeno. Não há informações de danos. Contudo, a Defesa Civil alerta para a condição de temporais isolados ainda nesta quinta-feira.

Tocador de vídeo

A nuvem shelf cloud parece ser comum em Santa Catarina. Em março deste ano, o cinegrafista, Gabriel Vieira, do Grupo ND, filmou a aproximação do fenômeno no alto do Morro da Cruz, em Florianópolis (SC). Um grande temporal se formou nas cidades da região.

Tocador de vídeo

Nuvem do tipo Shelf Cloud é gravada em Florianópolis – Vídeo: Gabriel/NDTV

O mesmo fenômeno ocorreu em janeiro do ano passado, mas entre São Domingos e Abelardo Luz, no Oeste catarinense. Apesar da passagem da nuvem gigante, nenhum estrago foi registrado naquele dia.

Nuvem em Abelardo Luz – Foto: Bruno Dalabetta/Divulgação/NDNuvem em Abelardo Luz – Foto: Bruno Dalabetta/Divulgação/ND

Em outubro do mesmo ano, outra nuvem chamou a atenção de moradores da região, contudo, o registro foi de uma mammatus. É uma formação rara e que, normalmente, surge após a chuva, como aconteceu.

Artigo anteriorSuspeitos de assalto a banco em Porto Belo são mortos pela polícia no litoral de SC
Próximo artigoAlunos do CEMEJA participam de conversa sobre valorização da vida