”NAS ONDAS DO ATLÂNTICO” Os 10 mandamentos do surfe (e por que respeitá-los)

O surfe é um esporte desafiador. E não só pelo mar ou pela força das ondas, mas também pelas pessoas.

0
1583

Muita gente quando começa a surfar se sente mais intimidado por outros surfistas do que pelas ondas em si. Como qualquer atividade, existem regras sociais que fazem de você um surfista melhor (e educado). Aqui vão algumas delas.

1º “Cumprimentarás as pessoas”

Ótima pedida para ganhar respeito em lugares que estás chegando para surfar pela primeira vez é cumprimentar as pessoas. Não se acanhe, dê bom dia a quem já está por ali. Um cumprimento tranquilo, sem ser desafiador. É simpático e elimina boa parte de possível hostilidade.

2º “Não rabearás”

Esse é o mandamento dos mandamentos do surfe. Nunca entre na frente de outro surfista na onda. Não importa a ocasião, o gênero (homem ou mulher) ou a idade. Respeite quem já está na onda. A prioridade é sempre de quem está mais no pico. Espere a sua onda e surfe com tranquilidade. Não faça com os outros o que não gostaria que fizessem com você.

Tatiana Weston-Web / Foto: WSL

3º “Não serás fominha”

Se onde você for surfar em uma onda de pico, é mais fácil entender essa regra. Nesse caso, forma-se no ”lineup” algo parecido com uma fila, pois a onda quebra sempre no mesmo lugar. Então espere a sua vez. Mas se o pico for um beach break, onde quebram ondas em vários lugares, é mais difícil perceber quando se está sendo fominha. Se acabou de pegar uma onda, observe o resto do pessoal. Veja se alguém também foi na próxima da série. Não queira ser o primeiro a remar novamente. Deixe que outras pessoas tenham oportunidades.

4º “Não mentirás”

É feio mentir para o coleguinha dizendo que o mar está bom porque você quer a companhia dele e também é feio falar que está ruim porque você quer o pico só para você. Combinado?

5º “Não crowdearás”

Em inglês, “crowd” significa multidão. Portanto, no surfe é usado para dizer que um pico está lotado. Quando o mandamento diz que ‘’não crowdearás’’, entenda: não chegue em multidões para surfar. E ‘multidões’ no surfe significa mais de três pessoas. Evite barcas enormes, cheias de amigos. Se quer surfar mais, vá em um grupo pequeno. Os locais agradecem.

6º “Não falarás alto”

O surfe é um esporte contemplativo. Muita gente que está ali no outside esperando suas ondas gosta de curtir a natureza e o barulho do oceano. Não tem nada mais inconveniente do que pessoas berrando no outside, falando alto, gritando com amigos. Lembre-se: quanto mais alarde você fizer em um lugar que ninguém te conhece, menores são suas chances de pegar mais ondas. O ditado já diz: quem come quieto, come mais.

7º “Ficarás atento à tua prancha”

A prancha é uma arma, então preste atenção nela. Ela é responsável pela grande maioria dos acidentes que ocorrem durante o surfe. Se vier aquela onda maior que você não vai conseguir furar, olhe para trás antes de soltá-la. Se tiver gente, não solte. Se vire.

8º “Ajudarás os menos capacitados”

Se você já surfa bem, ajude quem está aprendendo. Lembre-se que um dia você teve que aprender também. Não dispute remada com aquele que provavelmente só está remando naquela onda. Passe a vez. Dê aquele empurrãozinho que faltava. Incentive e dê toques necessários.

9º “Respeitarás os mais velhos”

Esse é um mandamento da vida, né? Não é só no mar que você deve respeitar os mais velhos, mas no surfe, quando você vir um cara de cabeça branca remando, respeite mesmo. Por que? Pense comigo: ‘Dificilmente ele começou a surfar depois de mais velho. Então, ele provavelmente tem muito mais horas de praia do que você. Portanto, respeite e admire a atitude do tiozão de ainda estar ali curtindo o surfe, afinal, ele já não tem a mesma disposição que você.

Escola Radical de Surf / Foto: Isabela Carrar

10º “Se divertirás”

Você não pode esquecer nunca o que te levou a surfar: a diversão. Não importa como esteja o mar, quem esteja na água, você está ali para se divertir. Então, evite qualquer mal-estar. Pegue suas ondas e seja feliz! Por ”Nas ondas do Atlântico” de Jornal o Atlântico

Fonte: Red Bull

Artigo anteriorSanta Catarina tem oito mortes em rodovias no fim de semana
Próximo artigoMulher é esfaqueada no trabalho em Joinville; companheiro foi preso