Motivos para conhecer os encantos da Ilha de Porto Belo

0
1071

Tão antiga quanto a fundação da cidade, a Ilha de Porto Belo carrega registros históricos em sua geografia, como hieróglifos em algumas rochas. Desde o séc. XVIII ela figura no dia-a-dia dos moradores e em 1994 passou a ser um recanto de lazer e preservação da natureza

A Ilha de Porto Belo vem se destacando com um dos lugares a ser visitado por quem quer explorar o Litoral de Santa Catarina. Localizada na baía do município de Porto Belo, a ilha mantém uma infraestrutura turística e de serviços pensados para bem atender os visitantes.

Tão antiga quanto a fundação da cidade, a Ilha de Porto Belo carrega registros históricos em sua geografia, como hieróglifos em algumas rochas. Desde o séc. XVIII ela figura no dia-a-dia dos moradores e em 1994 passou a ser um recanto de lazer e preservação da natureza.

Selecionamos sete motivos para você visitar esse paraíso:

Balneabilidade – Este é um ponto bem forte da Ilha de Porto Belo. A análise é feita em três pontos da praia principal e toda a análise está disponível para o público no quiosque de serviços, bem na entrada do lugar. Sempre com qualidade para banho, as praias da ilha têm água cristalina e a possibilidade muito grande de ver peixes e tartarugas.

Serviço qualificado – com equipe fixa que atua durante todo o ano, mesmo quando o espaço atende apenas visitas técnico-ambientais de escolas e universidades, o local oferece mão de obra qualificada para bem-atender o visitante. Além da parte de cozinha e bar, tem ainda equipe de limpeza e profissionais que auxiliam nas atividades de turismo e lazer. Para os interessados, há ainda serviço de locação de equipamentos de praia, como guarda-sol e cadeiras. O resultado é a alta satisfação de quem passa bons momentos curtindo cada atração.

Natureza – Pedaço de Mata Atlântica, a Ilha de Porto Belo tem um programa intensivo de preservação. Aves, insetos, plantas, animais marinhos, etc. Uma incrível composição que dá à região a garantia de ser um local único no planeta.

E este contato com o meio ambiente é algo possível no dia a dia dos visitantes. O passeio pela ilha pode iniciar com uma bela caminhada pela trilha ecológica. O trajeto é de cerca uma hora, com médio grau de dificuldade. O trecho é circular e possui 1,3 quilômetro em meio à Mata Atlântica. O ponto alto da visita autoguiada, são as curiosidades e lendas relacionadas à história de ocupação da ilha. Ao longo da trilha também existe o mirante, que presenteia o visitante com uma vista fantástica.

Sustentabilidade – é grande a preocupação em manter preservada a natureza da Ilha de Porto Belo. E agindo inclusive na multiplicação da informação junto aos usuários. Na temporada passada foi dado início à campanha de bitucas de cigarro, que passaram a ser recolhidas em recipientes diferentes, contabilizadas e as pessoas receberam orientação. Já são milhares de resíduos que deixaram de poluir as praias da ilha.

Nesta temporada começou a campanha de redução de resíduos plásticos, com o uso de copos retornáveis com material plástico reciclável e também de papel (usado para coquetéis, caipirinhas e sucos naturais), que se decompõem em 32 semanas. “O resultado é diário e percebido na redução de volume de lixo comum levado para recolhimento da prefeitura”, salienta o empreendedor Alexandre Stodieck. Ele destaca que a instalação de uma terceira lixeira para erva-mate garantiu que os rejeitos plásticos deixassem de ser impedidos de envio para reciclagem por conta da sujeira.

Atividades esportivas e de lazer – Quem adora o mar não pode ficar de fora das várias possibilidades oferecidas na Ilha de Porto Belo. Quer exercitar os braços e testar o equilíbrio? O passeio de caiaque é a melhor alternativa. Para os amantes da velocidade e adrenalina, o banana boat é a pedida. Nesta linha do vento no rosto e alta velocidade na água, o esqui-aquático é a modalidade! E se o calor está forte, que tal conhecer as seis trilhas subaquáticas e manter contato com a fauna e a flora marinha da região? O mergulho é oferecido para as diferentes idades, com ou sem experiência. Os passeios de lancha completam o leque de possibilidades de atividades esportivas e de lazer.

Gastronomia – Três diferentes espaços concedem ao visitante a oportunidade de experimentar o melhor da cozinha catarinense. Os cardápios vão da cozinha contemporânea regional, aos petiscos a base de frutos do mar e saladas, lanches no prato e sanduíches naturais. Saborear o melhor dos frutos do mar e pescados com a incrível vista da praia é mais uma experiência encantadora.

Ecomuseu – O Ecomuseu Univali é um espaço cultural que retrata o resgate e valorização dos costumes, hábitos e história das comunidades litorâneas de Santa Catarina. É um atrativo diferenciado que reforça os vínculos entre as pessoas e o ambiente através da integração de atividades educacionais e turísticas. Ossadas de animais marinhos e exposição de itens dos antepassados são algumas das peças do acervo. A entrada é gratuita.

Artigo anteriorHomem é preso suspeito de estuprar idosa de 79 anos
Próximo artigoGOR promete aumentar fiscalização após acidente entre viatura da PM e cavalo em Itapema