Muita alegria e brincadeira marcaram as apresentações do 2º Festirua realizado na sexta-feira (03/05) no Mercado Municipal de Itapema. O Festival Internacional, realizado com o apoio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Turismo, Cultura, Esportes e Desenvolvimento Econômico, reuniu aproximadamente 400 crianças da Rede Municipal de Ensino.
A companhia Argentina UMAMI abriu as apresentações às 10h com a encenação do Circo em Miniatura. Na parte da tarde, aconteceu a mostra 30 anos de Teatro Lambe-Lambe com 15 caixas que foram espalhadas pelo Mercado Público. Os convidados puderam apreciar a cultura deste modo de apresentação teatral.
O ator argentino Leonardo Javier participou do festival e explica a importância do evento para a cultura da cidade. “O teatro de bonecos é uma experiência para todos os públicos. Esta arte é mais antiga que o próprio teatro. Resgatar isso aqui em Itapema é maravilhoso, pois a comunidade tem a oportunidade de conhecer esse tipo de encenação”, disse o ator.
“Esse é uma combinação de artistas vindos de várias partes do mundo. São atores que trabalham com bonecos. O contato do público com este festival é enriquecedor para ambas as partes”, afirma a produtora responsável pelos grupos, Lieza Neves.
Para a secretária de Turismo, Cultura, Esportes e Desenvolvimento Econômico, Noeli Thomé, a cultura do teatro de caixa, com artistas renomados do Mercosul, é um presente para Itapema. “Estamos muito felizes em oportunizar a essas crianças e adultos que puderam viajar através do trabalho que os artistas fazem com tanto carinho”, afirma a Secretária.
O 2º Festirua reuniu atores da Venezuela, Peru, Índia, Argentina, Portugal, Itália e alguns estados brasileiros. Itinerante, a mostra seguirá agora para outros lugares ao redor do mundo.