Mais de 400 crianças assistiram as apresentações do Festival Internacional de Teatro em Itapema

0
1072

Muita alegria e brincadeira marcaram as apresentações do 2º Festirua realizado na sexta-feira (03/05) no Mercado Municipal de Itapema. O Festival Internacional, realizado com o apoio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Turismo, Cultura, Esportes e Desenvolvimento Econômico, reuniu aproximadamente 400 crianças da Rede Municipal de Ensino.

A companhia Argentina UMAMI abriu as apresentações às 10h com a encenação do Circo em Miniatura. Na parte da tarde, aconteceu a mostra 30 anos de Teatro Lambe-Lambe com 15 caixas que foram espalhadas pelo Mercado Público. Os convidados puderam apreciar a cultura deste modo de apresentação teatral.

O ator argentino Leonardo Javier participou do festival e explica a importância do evento para a cultura da cidade. “O teatro de bonecos é uma experiência para todos os públicos. Esta arte é mais antiga que o próprio teatro. Resgatar isso aqui em Itapema é maravilhoso, pois a comunidade tem a oportunidade de conhecer esse tipo de encenação”, disse o ator.

“Esse é uma combinação de artistas vindos de várias partes do mundo. São atores que trabalham com bonecos. O contato do público com este festival é enriquecedor para ambas as partes”, afirma a produtora responsável pelos grupos, Lieza Neves.

Para a secretária de Turismo, Cultura, Esportes e Desenvolvimento Econômico, Noeli Thomé, a cultura do teatro de caixa, com artistas renomados do Mercosul, é um presente para Itapema. “Estamos muito felizes em oportunizar a essas crianças e adultos que puderam viajar através do trabalho que os artistas fazem com tanto carinho”, afirma a Secretária.

O 2º Festirua reuniu atores da Venezuela, Peru, Índia, Argentina, Portugal, Itália e alguns estados brasileiros. Itinerante, a mostra seguirá agora para outros lugares ao redor do mundo.

Artigo anteriorMorre cão do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina que atuou em Brumadinho
Próximo artigoFestival de Teatro Toni Cunha tem programação variada em Itajaí