Maior temporada de cruzeiros da história de Itajaí encerra neste domingo (26)

0
192

Considerada a maior da história de Itajaí, a temporada de cruzeiros 2022/2023 encerra neste fim de semana com as últimas duas escalas dos navios MSC Armonia e Costa Favolosa. Os números superaram as expectativas e bateram recordes, com quase 30 mil embarques e desembarques realizados. Ao todo, mais de 80 mil passageiros passaram por Itajaí no período. O impacto estimado na economia local é de mais de R$ 26 milhões.

Para receber este público de forma organizada, confortável e ágil, uma grande estrutura foi montada no Centreventos pela Secretaria de Turismo e Eventos de Itajaí. A logística utilizou toda a área, de mais de 18 mil metros quadrados, para check-in, despacho de bagagens, raios-X e fiscalização das autoridades. O planejamento foi complexo, principalmente por envolver órgãos federais. É como transformar o Centreventos em um verdadeiro aeroporto internacional.

Os passageiros reconheceram o trabalho do Município na montagem da estrutura e em todo o atendimento oferecido. “Todos foram bem receptivos e educados, diferente de outros portos que já descemos. Aqui é mais organizado e as pessoas mais gentis, além de ser mais limpo também”, comenta Verônica Arruda Wolff, passageira que veio de Joaçaba (SC).

Itajaí é o único porto de embarque e desembarque no sul do país que atende os transatlânticos da Costa Cruzeiros e da MSC. Nesta temporada, o Município recebeu 24 escalas, com cerca de 1.000 a 1.500 embarques cada.

A expectativa é que a temporada 2023/2024 tenha um aumento de cerca de 70% nos embarques e desembarques em Itajaí, com início previsto para novembro.

Para o secretário de Turismo e Eventos de Itajaí, Evandro Neiva, o objetivo é executar a mesma logística que deu certo nesta temporada, porém com ainda mais estrutura para ampliar o número de passageiros. “A perspectiva é aumentar para mais de 2 mil embarques e desembarques por escala na próxima temporada. Isso traz uma responsabilidade ainda maior e um desafio para operar toda a logística necessária”, comenta Evandro Neiva.

Artigo anteriorBombeiros confirmam que fogo em colchão iniciou incêndio na penitenciária da Capital
Próximo artigoContribuintes de BC tem até esta sexta para pagar IPTU 2023 com 10% de desconto