Live panorama do violão brasileiro

0
49

O músico José Miranda realiza o show Panorama do violão brasileiro no dia 12 de fevereiro, às 20 horas, transmitido ao vivo por seu canal do YouTube. O show pensado para ser concretizado presencialmente, foi contemplado no edital Prêmio de Fomento à Cultura – Lei Emergencial Aldir Blanc, da Fundação Cultural de Balneário Camboriú, e adaptado ao formato remoto devido a pandemia ainda persistente no país e no mundo.

Panorama do violão brasileiro traz um repertório de grandes nomes do cenário nacional, tais como Villa Lobos, Garoto, Dilermando Reis, Canhoto, Baden Powell, Guinga, Raphael Rabello, todos adaptados ao violão 7 cordas. Durante o show o violonista contextualiza com o público a respeito dos compositores, suas obras e história.

José Miranda tem mais 10 anos de pesquisa sobre a música brasileira, e além de estudioso do violão 7 cordas, é arranjador, compositor e professor. “É um espetáculo preparado com muito carinho, pensado em Balneário Camboriú, essa cidade encantadora e inspiradora que me acolheu, e no formato virtual extrapola fronteiras. Pretendo tocar uma ou duas canções autorais e assim aproveitar o momento para mostrar ao público um pouco do José Miranda além do interprete”, comenta o violonista.

José Miranda

O violonista José Miranda reside em Balneário Camboriú desde 2014, formado no Conservatório de Tatuí/SP, especializou-se em Chorinho e Música Popular Brasileira – MPB. O músico costuma dividir seu ano em temporadas fora do Brasil e o tempo que passa no país, mais precisamente na cidade de Balneário Camboriú, dedica-se a alimentar seu canal no YouTube (youtube.com/josemiranda), com a produção de aulas e formações sobre a música brasileira e apresentações que possam ampliar e instigar o repertório dos alunos.

Em agosto e setembro de 2020 integrou o projeto Roda de Choro do músico bombinense João Galhardo realizado por meio do Fundo Municipal de Cultura de Bombinhas edital Mestre Cantalício Rocha, concretizado em quatro lives. Executou dois projetos pelo edital #SculturaEmSuaCasa e foi contemplado no edital Prêmio Trajetória, ambos do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura, o último com recurso da Lei Aldir Blanc.

Nos anos de 2018, 2019 e início de 2020 esteve em turnê pela Europa e Japão, o que lhe proporcionou vivências e parcerias musicais significativas em sua carreira. Durante o ano de 2015, fez uma turnê de dez meses no Egito partici­pando de duas bandas, uma como violonista e outra como guitarrista.

Natural da cidade de Dois Córregos/SP, atua no cenário musical desde os 15 anos apresentando-se em shows, recitais, festivais, eventos e par­ticipando de gravações.

Possui um canal no Youtube onde disponibiliza semanalmente con­teúdo educativo de violão para todos os níveis e idade. E frequentemente publica apresentações solo e com artistas convidados em seus perfis do Facebook (facebook.com/josemirandaviolao) e Instagram (instagram.com/josemirandaguitar), tanto de compositores renomados como material autoral.

 

Serviço

O quê: Show Panorama do violão brasileiro com o músico José Miranda

Quando: 12 de fevereiro, sexta-feira, às 20 horas

Onde: Canal do YouTube José Miranda (youtube.com/josemiranda)

Realização: José Miranda

Produção: Marcinha Ferreira

Patrocínio: Fundação Cultural de Balneário Camboriú, Prefeitura de Balneário Camboriú, Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc