Itajaí tem primeira suspeita de reinfecção de Covid-19

0
794

Itajaí registrou o primeiro caso suspeito de reinfecção de Covid-19. A informação foi divulgada na última quinta-feira (12), pelo hospital Marieta Konder Bornhausen. A Vigilância Epidemiológica do município aguarda as duas amostras para encaminhar ao Governo do Estado.

A paciente teve laudo positivo para coronovírus pelo laboratório Genolab, no dia 17 de junho. Nesta quarta-feira (11) a mesma mulher retornou ao hospital com sintomas gripais, e testou positivo para doença. A idade dela não foi divulgada pelo Marieta.

Segundo a Secretaria de Saúde de Itajaí, os laudos não foram entregues à eles ainda. Assim que receberem, irão investigar e encaminhar à Vigilância Epidemiológica do Estado.

Para ser caracterizado reinfecção, devem ser comparadas as duas amostras do material coletado com o prazo de 90 dias entre elas. Essa análise é feita pelo laboratório Lacen (Laboratório Central de Saúde Pública).

Fábio Gaudenzi, médico infectologista da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive), explica:

“Nesta semana o Brasil estará estabelecendo um protocolo de acompanhamento desses casos suspeitos, e Santa Catarina seguirá com as investigações”.

No Estado há seis possíveis casos de reinfecção segundo a Dive. Os nomes das cidades não foram divulgados, mas a reportagem do ND+ já noticiou no final de outubro, que dois pacientes são de Camboriú. Esse dado foi confirmado pelo próprio município.

Artigo anteriorTestes da vacina Johnson & Johnson começam nesta semana no DF
Próximo artigoMinistério Público pede para cancelar queima de fogos no Réveillon em Balneário Camboriú