INSTITUTO ARAXÁ LANÇA PROGRAMA DE ATENDIMENTO À MULHERES E SUAS FAMÍLIAS

0
752

Na última sexta-feira, 13 de agosto, foi lançado oficialmente pelo Instituto Araxá o programa “Famílias” que irá atender mulheres e suas famílias em situação de vulnerabilidade social contando com atendimento psicossocial, Capacitação para geração de renda, Grupos de Convivência, Rodas de Conversa e palestras em parceria Associações de Moradores, Movimentos de mulheres, além de encaminhamento e interlocução de rede.

O programa nasceu para atender uma demanda de proteção social às mulheres de Itapema que é crescente, na perspectiva do Sistema Único de Assistência Social, com o intuito de ofertar às mulheres um espaço de acolhimento com assistente social, psicóloga e advogado, na realização da triagem e filtragem das demandas a serem trabalhadas. Assim, o projeto conta atendimento e triagem demandas jurídicas (acompanhamento de ações de defesa de direitos); Acolhida psicológica; Acolhida socioassistencial; Entrega de cesta de alimentos e roupas + acompanhamento socioassistencial; Capacitação Profissional; Convivência Comunitária (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos no Instituto Araxá); Rodas de Conversa e Palestras em bairros.

O programa é financiado pelo Fundo Municipal de Assistência Social, e aprovado pelo Conselho Municipal de Assistência Social de Itapema. A ideia é que o programa seja referência para os encaminhamentos de rede de proteção à mulher do município, buscando o empoderamento e emancipação das mulheres itapemenses.

Estiveram presentes no evento as organizações da sociedade civil e movimentos parceiros, além da representante governamental Rosimere Henschel, que é a Diretora do Centro de Atendimento às Vítimas de Violência Doméstica da atual gestão municipal. Rosimere atualizou a todos sobre as ações da gestão para a melhor acolhida às mulheres vítimas de violência, além de declarar apoio ao programa, que busca atuar na prevenção à violência e rompimento de vínculos familiares.

O atendimento e encaminhamentos podem ser feitos todas as terças, quartas e quintas, no horário compreendido entre 9 da manhã e meio dia e depois das 13 às 18 horas na sede do Instituto Araxá – Rua 442, Nº 10, 1º andar.

 

DIEGO CABALHEIRO – Pesquisador em Administração e Internacionalista, Gestor do Instituto Araxá.

Artigo anteriorPrograma Itapema de Oportunidades inicia com seminário sobre os cursos ofertados
Próximo artigoENTREVISTA CARLOS MOISES DA SILVA